segunda-feira, 2 de novembro de 2020

2ºD - 2ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

2ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 2ºD

ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ DIA 13/11

1 -HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

Nome:_______________________________________ Nº____

 

Atividade (4º Bimestre)

 

1 – Pesquisar e responder as seguintes questões

A)      O que é socialismo?

B)      O que é comunismo?

C)      O que é anarquismo?

2 -ARTES – PROFESSORA SIMONE

Aluno:                                                                                       Data:



















3 -INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

ATIVIDADE DE INGLÊS

Proª Rosilene  Souza

No dia 31 de Outubro, comemora-se o DIA DO HALLOWEEN” mas, você sabe qual o significado desta data? Quais são as cores e símbolos que representam este dia tão importante para a Cultura Americana?

Faça uma breve pesquisa sobre o HALLOWEEN , fotografe e envie para a professora. Pode ser por e-mail ou whatsapp.

Quaisquer dúvidas estou á disposição.

Kisses,

Teacher Rosilene

e-mail: rosesantos270@hotmail.com

Telefone: 96762-0512


4 -FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

COLÉGIO ROMEU MONTORO

 

TAREFA DE FÍSICA 2º MÉDIO REGULAR

 

Vídeo: https://youtu.be/48-FGoGzFl0

 

Nome:                                                                                                      nº:

 

 

1-      Calcular a altura da imagem de um objeto de Altura AB de 2 m, que está a uma distância  a = 10 metros da câmara escura, Dado tamanho da câmara b = 1 m.





5 -FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN




 




NOME:_____________________________________________________________Nº______SÉRIE_________

Atividade Filosofia – Sobre o nazismo e a democracia

Professor que cultua Hitler e o nazismo desiste de candidatura a vereador.

            Este ano, Wandercy Antonio Pugliesi, de 58 anos, concorria pela primeira vez ao cargo de vereador em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Conhecido como Professor Wander, do Partido Liberal (PL), o docente universitário de História já esteve nos holofotes algumas vezes, e foi por algo nada agradável. O docente  virou assunto nacional quando, em dezembro de 2014, um policial civil flagrou, de dentro de um helicóptero, uma suástica em sua piscina. Na época, a justiça disse que o professor não seria enquadrado legalmente porque ele não teria feito nenhum tipo de apologia publicamente.
            Após o episódio, outras situações vieram à tona. Em 1994, Pugliese teve apreendidos pela polícia materiais relacionados ao nazismo, como livros, revistas, fotografias, gravuras do exército alemão, objetos com a suástica e uma camiseta estampada com a imagem de Adolf Hitler, líder do partido alemão. O ex postulante a vereador mostra-se tão ligado à figura do ditador batizou seu filho com o nome de Adolf Roders Puglie.
            O auto declarado admirador da filosofia nazista, seria candidato a vereador no município de Pomerode. No entanto, o Partido Liberal (PL), no qual ele era filiado, optou por desligá-lo da legenda um mês antes da eleição. Tendo se manifestado através de nota o partido afirmou que  “...por não compactuar ideologicamente com o filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo. O partido reforça sua firme posição contra todo tipo de apologia à discriminação racial, religiosa e social.”
Segundo a lei 7.716/89, atualizada em 1997, é crime federal fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. A pena é prisão de dois a cinco anos e multa.

Adaptado de https://www.otempo.com.br/hotsites/eleicoes-2020/professor-que-cultua-hitler-e-o-nazismo-desiste-de-candidatura-a-vereador-1.2401456

https://www.otempo.com.br/hotsites/eleicoes-2020/devoto-de-hitler-candidato-tinha-suastica-em-piscina-e-batizou-o-filho-de-adolf-1.2396292

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FXNeLOs7_eo




Questões:

1) Numa democracia, onde cidadãos devem ser tratados de forma igual perante a lei, todos deveriam ter direito a concorrer a cargos públicos eleitorais, como governador ou vereador, independente de seu pensamento político ou devem haver limitações para tais cargos? Justifique.

 

2) É possível conciliar os valores do nazismo propagados por Hitler com os valores democráticos atuais? Quais são as diferenças entre essas formas de administração política de um país?

 

3) Segundo a lei 7.716/89, é crime federal fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, sendo que a pena pode chegar a cinco anos de prisão. Você acha que tal legislação limita a liberdade de expressão ou se faz ainda necessária dado os conflitos mundiais?


6 -PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

 

NOME:_________________________________________________________Nº______SÉREIE________

 

Estudo do Poema

MOTIVO

 

Eu canto porque o instante existe

Ea minha vida sta completa.

Não sou alegre e nem sou triste.

Sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

Não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

No vento.

 

Se desmorono  ou se edifico,

Se permaneço ou me desfaço.

Não sei,nao sei. Não sei se fico

Ou passo.

Sei que  canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que  estarei mudo:

- Mais nada.

 

1 ) Segundo o eu- lírico, o que define um poeta ?

 

 

2) como pode ser entendida a palavra instante no poema ? Ela está relacionada apenas a tempo ?

3 ) Nos versos a seguir, por  que  é uma conjunção explicativa ? De que maneira ela retoma o sentido do Poema?

 

"EU CANTO PORQUE O INSTANTE EXISTE

E A MINHA VIDA ESTÁ COMPLETA ".

4) O uso da conjunção ( porque  ) gera duas possibilidades de leitura do segundo verso. Quais são elas ?

5 )Explique a relação de causa e consequência estabelecida entre as informções apresentadas no dois primeiros versos da segunda parte do poema

6) De que maneira a palavra fugidias relacionadas à  existencia do " instante " define , o que é  "ser poeta"para o eu lírico ?

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BOA SORTE !

PROF. MAURÍCIO TELIS


7 - QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade I do 4º Bimestre | Impactos ambientais relacionados ao uso de pilhas e baterias

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

"Pilhas podem oferecer perigo ao meio ambiente”

As pilhas e baterias usadas são lixo tóxico e podem oferecer grande risco ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente.

Por que as pilhas podem ser tão tóxicas e prejudicar o meio ambiente?

A resposta está na sua composição: as pilhas são compostas de metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e o cádmio, que quando jogados incorretamente em lixões e aterros comuns podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar, podem causar sérios problemas à saúde como câncer e danos ao sistema nervoso central.

Para regulamentar o descarte de pilhas e baterias usadas o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução nº 257/1999 que determina o descarte e armazenamento correto desses materiais. De acordo com a resolução, os consumidores devem devolver as pilhas já usadas para os revendedores e as lojas encaminham o material para os fabricantes, responsáveis por dar um destino final ou então reutilizar e reciclar as pilhas.

Mas a melhor solução para o perigo ambiental que as pilhas e baterias usadas representam, é a conscientização e a redução do consumo das pilhas que contenham estes metais pesados. Também é preciso que os fabricantes invistam em pesquisas para substituir os metais por outras substâncias menos nocivas ao meio ambiente e com maior durabilidade.

 

Na prática Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.

 

Questões:

 

1. Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria:

a (  ) deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.

b (  ) usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.

c (  ) devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.

d(  ) criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.

e(  ) exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas."

 

2. O que são metais pesados?


8 -BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular

O aprofundamento em conhecimentos de genética abriu a imaginação dos pesquisadores e esta ciência se tornou uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de técnicas biotecnológicas. Aliado a isto, o conhecimento multidisciplinar de áreas como a biologia molecular e bioquímica permitiu que a biotecnologia avançasse a aplicações industriais. A metodologia envolvida neste processo abarca diversas técnicas que englobam a manipulação do DNA visando à produção de bens de interesse comercial. Esta tecnologia do DNA recombinante, também conhecida como clonagem gênica ou clonagem molecular, compreende processos de transferência da informação genética (DNA) de um organismo a outro. Apesar de não haver uma metodologia universal, os experimentos seguem um protocolo similar:

O primeiro passo consiste em caracterizar um gene de interesse. Tendo-se um conhecimento prévio do mesmo, o segundo passo consiste em isolar o DNA do organismo que o contém; este é denominado organismo doador.

O DNA de um organismo doador é extraído e sofre uma clivagem ou digestão enzimática. Em seguida, os fragmentos gerados na digestão são ligados a outra molécula de DNA que deve ter uma replicação autônoma, tais como os plasmídeos bacterianos. Esta molécula atua como portadora dos fragmentos de DNA e é denominada vetor de clonagem. Assim, há a formação de um DNA híbrido, ou uma molécula de DNA recombinante. Este é também designado como DNA quimérico, uma analogia ao monstro grego mitológico Quimera;

O passo seguinte à obtenção da molécula de DNA que codifica uma proteína de interesse é permitir a perpetuação do vetor recombinante até a produção do bem de escolha. Para isso, há a necessidade de selecionar uma célula hospedeira apropriada a qual será introduzido o vetor recombinante. A introdução do material genético na célula hospedeira ocorre por um processo denominado transformação;

As células hospedeiras são então plaqueadas e deixadas crescer em colônias separadas. Uma célula individual transformada com um único vetor recombinante irá se dividir em uma colônia com milhões de células, todas portando o mesmo vetor recombinante. Portanto, esta célula individual é capaz de se multiplicar e gerar uma população que contém cópias idênticas do DNA híbrido; esta população é designada clone de DNA. Neste caso, diz-se que o hospedeiro amplificou a molécula recombinante de interesse;

Como o DNA foi digerido em muitos fragmentos que podem conter insertos de DNA diferentes, é necessário selecionar o clone bacteriano que contenha o material genético desejado;

Uma vez obtido o clone de interesse, o passo final consiste em submetê-lo a uma série de análises que permitam verificar se construção recombinante em um determinado hospedeiro é capaz de expressar, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, a proteína de interesse.

O DNA do organismo doador e o do vetor são digeridos com enzimas de restrição. O fragmento de interesse e o vetor linearizado são ligados e transformados em uma célula hospedeira apropriada. Esta permite a expressão da proteína de interesse (representada pelas três bolinhas vermelhas).

A geração de moléculas recombinantes pela clonagem molecular deve ser diferenciada daquelas obtidas por processos de “crossing-over” que ocorre entre cromossomos homólogos de eucariotos. A tecnologia do DNA recombinante consiste em procedimentos de manipulação experimental que permitem que DNA de fontes diferentes ou heterólogas seja inserido em um hospedeiro capaz de perpetuar o material genético de interesse, produzindo-o de maneira apropriada.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/tecnologia-do-dna-recombinante/16660

Aula 01

Ler o texto com bastante atenção;

Selecionar quatro   palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a- Qual é a importância do aprofundamento da Genética?

b- Explique a clonagem gênica?

c- Quais são os passos do processo de clonagem?

Aula 03

Cite três utilidades da clonagem.

Aula 04

Pesquise um texto  sobre clonagem (diferente do meu) e escreva no seu caderno.


10 -GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

 

NOME:_______________________________________________________Nº____SÉREIE______

 

TEMA 2:

 ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE 1

 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

 A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc. Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

 a) De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

 b) Pesquise, em livros didáticos disponíveis na escola e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais no seu caderno. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 















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