sexta-feira, 6 de novembro de 2020

3ºAno EM PEI- 4º BIMESTRE BLOG/ FORMS

 3º Ano Ensino Médio PEI- 4º BIMESTRE BLOG/ FORMS

ATIVIDADE I 

VOCÊ TEM DUAS OPÇÕES PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE,

RESPONDENDO DIRETO NO FORMS 

https://forms.gle/ZLvgdHUgSo2bXJRJ7

OU COPIAR E RESPONDER NO CADERNO - 

ENVIAR A FOTO romeumontoromedio@gmail.com

PARA O EMAIL, COM NOME NÚMERO TURMA 

 

PARA EFEITO DE NOTA SERÁ COMPUTADA
SOMENTE AS ATIVIDADES DAQUI DO BLOG
E OU AS FEITAS ATRAVÉS DO FORMS,  
ALÉM DAS PARTICIPAÇÕES VIA 
CMSP E WHATTSAPP

 

MATEMÁTICA /ORIENTAÇÃO AOS ESTUDO

OBSERVAÇÃO: 
EFETUAR APOSTILA 
APRENDER SEMPRE VOL 3 - SEQUENCIA  1 E 2 
ATÉ A PAGINA 37 - PARA EFEITO DE 
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO -
 PARA OS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO 
PARTICIPANDO DAS AULAS PRSENCIAIS -
SOLICITAR AJUDA DE SEUS PROFESSORES 
DE MATEMÁTICA VIA WHATS OU 
MARCAR HORÁRIO COM
O PROFESSOR QUANDO
ESTIVER EM PLANTÃO NA ESCOLA   



1-No gráfico, a reta representada pelo segmento AB, de

 coordenadas (2,3) e (4,9)  respectivamente, tem coeficiente angular positivo.

 O valor do coeficiente angular da reta é:



(A)13

(B) 3

(C) 5

(D) 6

(E) 9






2-Identifique a forma fatorada de uma equação de

3º grau cujas raízes são 2, 3 e 5.

(A) (x + 2) . (x + 3) . (x + 5) = 0

(B) (x + 2) . (x + 3) . (x - 5) = 0

(C) (x + 2) . (x - 3) . (x + 5) = 0

(D) (x - 2) . (x - 3) . (x - 5) = 0

(E) (x - 2) . (x + 3) . (x + 5) = 0

 


 










 

3- Então, é correto afirmar que

(A) g(x) é decrescente e se intercepta com f(x) no ponto (1,0).

(B) f(x) é decrescente e se intercepta com g(x) no ponto (0,1).

(C) f(x) é crescente e se intercepta com f(x) no ponto (1,0).

(D) f(x) e g(x) são crescentes.

(E) f(x) é crescente e g(x) é decrescente.



 

4- Quantos são os números ímpares de três algarismos ?

a) 900

b) 500

c) 450

d) 200

 


5) Lançando-se um dado, não viciado,

qual a probabilidade de sair um número par,

maior ou igual a quatro?

a) 33,33%

b) 3,33%

c) 16,66%

d)1,66%


QUÍMICA

1 - Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto de acordo com a equação: A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a: a)Liberação de CO2 para o ambiente. b) Elevação da temperatura do recipiente. c) Elevação da pressão interna do recipiente. d) Elevação da concentração de CO2 no líquido.
2-Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais. c) os reatantes são totalmente consumidos. d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente. e) a razão entre as concentrações de reatantes e produtos é unitária.
3- Ciclobutanos na natureza - O composto é encontrado em bactérias que realizam o processo anammox onde forma uma sólida e muito densa membrana que acredita-se proteger o organismo da tóxicas hidroxilamina e hidrazina envolvidas na produção de nitrogênio e água dos íon nitrito e amônia. o ciclobutano pode ser representado pela forma geométrica quadrado pois tem 4 carbonos e 8 hidrogênios; o ciclobutano pode ser representado pela forma geométrica triângulo porque tem 4 carbonos e 6 hidrogênios; o ciclobutano pode ser representado por um quadrado porque tem 4 carbonos e 3 hidrogênios; o ciclobutano pode ser representado por um hexágono porque tem 6 carbonos e 12 hidrogênios.
4-FAÇA A CORRESPONDÊNCIA I. Agrotóxicos II. pesticidas III. herbicidas a. Combate às plantas invasoras b. Combate às pragas c. Qualquer substância utilizada para prevenir, destruir ou controlar qualquer praga, incluindo vetores de doenças humanas e animais, causadoras de danos durante produção, processamento estocagem, transporte ou distribuição de alimentos, produtos agrícolas, madeira e derivados. a) I.B -- II.C—III. A b) I.C—II. B—III.A c) I.A—II. B—III.C d) I.B—II. A—III.C

BIOLOGIA

1- O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vírus,entre elas o sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatite H1N1, mas ainda não vencemos velhos conhecidos como o HIV e atualmente o NOVO CORONAVÍRUS - O coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta. a) São todos parasitas celulares obrigatórios, isto é, são Endoparasitas. . b) Os antibióticos só são eficazes contra alguns tipos. c) Todos eles possuem o DNA e o RNA como material genético. d) Atualmente existem vacinas contra todos os tipos. e) Alguns deles possuem reprodução sexuada.
2-Observe a árvore filogenética adiante. Espera-se encontrar maior semelhança entre os genes de: a) baleia e pássaro. b) estrela-do-mar e ostra. c) bactéria e protozoário. d) ostra e coral e) peixe e coral 3-A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1 – Abiogênese 2 – Biogênese 3 – Panspermia 4- - Lamarckismo 5 – Hipótese Autotrófica 6 - Darwinismo ( 5 ) Os primeiros seres vivos utilizaram compostos inorgânicos produzir suas PRÓPRIAS substâncias alimentares. ( 3 ) A vida na Terra surgiu a partir de matéria proveniente do espaço cósmico. ( 2) Um ser vivo só se origina de outro ser vivo. ( 1) Os seres vivos se originam de matéria bruta ( 4 ) Lei do Uso e Desuso ( 6 ) Seleção Natural A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) 5-2-3-1-4-6 b) 5-3-2-1-6-4 c) 5-3-1-2-4-6 d) 5-3-2-6-5-4 e) 5-3-2-1-4-6
4- Sobre a sistemática, ou taxonomia vegetal, assinale o que for correto : ( ) Em Botânica, ramo da Biologia que estuda os vegetais, usa-se o termo divisão para designar os grandes grupos, que na Zoologia correspondem aos filos. No reino Plantae, a nomenclatura científica usa o sufixo phyta para indicar as divisões. ( ) As briófitas são plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos que protegem as sementes. Os frutos são provenientes do desenvolvimento do óvulo fecundado, como o limão e a laranja. ( ) As pteridófitas são plantas vasculares, sem flores, que apresentam raízes, caule e folhas, como as samambaias. ( )Briófitas são plantas de pequeno porte, avasculares e sem corpo vegetativo, como os Musgos. ( ) Nas briófitas, o transporte de água é muito lento e se faz por osmose, de célula para célula. ( ) Nas Angiospermas - há uma proteção para as sementes os frutos, que são provenientes do desenvolvimento do óvulo fecundado, temos como Exemplo as Macieira e as Pereiras. ( ) As Gimnospermas são plantas Vascularizadas e possuem semente desprotegida de frutos. a) F - F - V - V - V - V - V b) F - V - V - V - V - V - V c) V - F - V - V - V - V - F d) V - V - V - V - V - V - V e) V - F - V - V - V - V - V

FÍSICA 

1- Se um corpo encontra-se eletrizado positivamente, pode-se afirmar que ele possui:
a)Falta de nêutrons
b)Excesso de nêutrons
c)Excesso de elétrons
d)Falta de prótons
e)Falta de elétrons 

2- “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:
a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.
b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
 d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.

3-O funcionamento de televisores, rádios e celulares se dá por meio da transmissão da informação a partir da antena do emissor até o aparelho do usuário. A propagação dessa informação ocorre sob a forma de ondas:
a) sonoras, que transportam energia e entram em ressonância com os elétrons das antenas desses equipamentos.
b) eletromagnéticas, que são formadas pela oscilação de um campo elétrico e um magnético perpendiculares entre si.
 c) de pressão, que oscilam em movimento harmônico simples (MHS) com amplitude proporcional à frequência do sinal.
d) gravitacionais, que são ondulações na curvatura espaço-tempo, previstas pela teoria da relatividade geral.
e) Ondas tridimensionais sonoras, principalmente em dias chuva.

4- O elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Tório
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Urânio 
e) Chumbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário