sexta-feira, 9 de outubro de 2020

SEI 3º Ano EM - 3º BIM - Ciências, Matemática e suas Tecnologias


 
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS  
3º Ano - 3º BIMESTRE 

VOCÊ TEM DUAS OPÇÕES PARA REALIZAR A SEI,

RESPONDENDO DIRETO NO FORMS 

SEI 3ºBIM

https://forms.gle/rwQpZPjycNGDMPM6A

OU COPIAR E RESPONDER NO CADERNO -

ENVIAR A FOTO PARA O EMAIL

romeumontoromedio@gmail.com

COM NOME, NÚMERO e TURMA
ATÉ DIA 20/10/2020


  1. MESMO SEM RESOLVER A EQUAÇÃO X2 – 9X+ 20= 0 PODEMOS AFIRMAR

QUE A SOMA E O PRODUTO DE SUAS RAÍZES SÃO: 

A) S = -4 E P = -5

B) S = 4 E P= 5

C) S = 9  E  P =20

D) S= -9 E P = -20 


  1. UMA EQUAÇÃO DO 3 º GRAU PODE SER ESCRITA: AX3+ BX2 +CXD = 0,

(COM  A# 0). A EQUAÇÃO POLINOMIAL CUJAS RAÍZES SÃO -1, 1 E 2
DEVE SER ESCRITA COMO:
  1. X3 + 2X  2- X +2 =0

  2.   2X2  + X + 2 =0

  3. x3- 2x2 – x +2 = 0

  4. 2x2 – x - 2 = 0


3- No plano de Argand-Gauss abaixo estão representados os segmentos
determinados pelos complexos z e w; z1 e w1

Em relação a essas representações podemos afirmar que a

cada ponto do segmento zw foi:

(A) somado o número complexo 2 + 3i. 

(B) somado o número real 3. 

(C) multiplicado pelo número real 2. 

(D) somado o número imaginário 3i


4 - Ciclobutanos na natureza, o composto é encontrado

em bactérias que realizam o processo anammox onde

forma um sólida e muito densa membrana que acredita-se

proteger o organismo da tóxicas hidroxilamina e hidrazina

envolvidas na produção de nitrogênio e água dos íon nitrito e amônia.


a)o ciclobutano pode ser representado pela forma geométrica
quadrado pois tem 4 carbonos e 8 hidrogênios;
b)o ciclobutano pode ser representado pela forma geométrica
triângulo porque tem 4 carbonos e 6 hidrogênios;
c)o ciclobutano pode ser representado por um
quadrado porque tem 4 carbonos e 3 hidrogênios;
d)o ciclobutano  pode ser representado por um
hexágono porque tem 6 carbonos e 12 hidrogênios.


5- Supondo que a representação do ciclobutano é um quadrado,

e que a distância AB = 4 cm e sua diagonal AC= 5,65.

Calcule o ângulo A, formado pelo lado  AB e a diagonal do quadrado.

  1. 45 graus 

  2. 90 graus

  3. 105 graus

  4. 22,5 graus

6) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de
uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do
início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001.
No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização
de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica por que: 

a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a

manutenção de um dado fluxo de água nas barragens. 

b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição

consomem grande quantidade de energia elétrica. 

c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas

utiliza grande volume de água para refrigeração. 

d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas

na indústria compete com o da agricultura. 


7) Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas,

esse recurso natural continua sendo a mais importante

fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte

não renovável e que atua na produção de eletricidade,

combustíveis e na constituição de matérias-primas

para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.

A descrição acima refere-se:  

a) ao gás natural  

b) ao xisto betuminoso  

c) à água 

d) ao petróleo



8) Uma das mais importantes aquisições evolutivas dos vertebrados

Condição dos Agnatha Condição dos Gnathostomata

FUNÇÃO DAS MANDÍBULAS * Usadas para prender o alimento alvo.

* Dentes utilizados na trituração dos alimentos e para moer alimentos

duros. cladograma abaixo representa as relações filogenéticas

dos vertebrados e os algarismos romanos, os caracteres derivados

compartilhados pelos diferentes grupos representados.


Nesse cladograma, o surgimento das mandíbulas está representado por:

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.


9- Os seres têm diversas formas de evoluir e manter a sua sobrevivência,

e as plantas não ficam fora desse mecanismo, um desses mecanismos

é a  auxina um hormônio das plantas, dependendo de sua concentração,

as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar

o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos,

como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores

femininas, a partenocarpia, entre outras atividades. analise e responda: .



Com base nos dados nele representados, é possível afirmar que:

a) quanto maior for a concentração de AIA, maior será o crescimento da raiz e do caule.

b) a raiz e o caule são igualmente sensíveis ao AIA.

c) o AIA, por ser um hormônio, sempre estimula o crescimento.

d) as concentrações de AIA que estimulam o crescimento do caule têm efeito inibidor na raiz.


10) Observe os esquemas abaixo.



Os processos 1 e 2 representam, respectivamente:

a) Darwinismo e lamarckismo.

b) Lamarckismo e criacionismo.

c) Criacionismo e evolucionismo

e) Evolucionismo e darwinismo.


Ao terminar essa atividade da Semana de Estudos  Intensivos

os Alunos terão contempladas as Habilidades:

M05 IDENTIFICAR OS COEFICIENTES DE UMA EQUAÇÃO Algébricas

E AS RELAÇÕES ENTRE SEUS  COEFICIENTES

M10- EXPRESSAR NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DA

UTILIZAÇÃO DO PLANO ARGAND-GAUSS

M11-RESOLVER OPERAÇÕES COM NÚMEROS COMPLEXOS,

ASSOCIADOS A TRANSFORMAÇÃO DO PLANO 

MP09 - Resolver sistemas de equações lineares.

SAEB Língua Portuguesa:

H3- Localizar informações explícitas em um texto;

H3 - Inferir uma informação implícita em um texto;

D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso

(propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D15 - Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa,

entre grandezas.








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