terça-feira, 13 de outubro de 2020

SEMAMA DE ENSINO INTENSIVO - SEI - 2ºD - ENSINO MÉDIO NOTURNO

 

SEI SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS – 2D

PORTUGUÊS

1) Classifique  as  figuras de linguagem abaixo :

A)   Sou uma ilha longe de ti.

B) Comprei um Panamá novo pra mim .

C) A Itália adora vinho.

D) Nós fazemos parte dessa grande engrenagem social.

E)Já lhe falei mil vezes pra vocè fazer as atividades.

2 )  A palavra  : navio é um substantivo :

A )   comum.

B) próprio.

C ) composto.

D ) coletivo.

E) abstrato.

3)Classifique qto à oracção subordinada adverbial na frase abaixo :

" Ele foi trabalhar embora sendo feriado".

A) temporal.

B) causal.

C) consecutiva.

D) concessiva.

E) final.

4) Classifique o sujeito na frase :   " Choveu muito ontem".

A) inexistente.

B) simples.

C) oculto.

D) indeterminado,

E) composto.

5) A palavra-  " Quais"   é um pronome

A) interrogativo.

B) oblíquo.

C) pessoal do caso reto.

D) relativo.

E) demonstrativo.

INGLÊS

       LEIA O TEXTO E RESPONDA ÁS QUESTÕES

           The doctor

 Dylan is a doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock.

Today he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train but

today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30

now and he is still driving. It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00

but today he isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half

past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven

because his favorite programme starts at half past seven.

Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now

Dylan is going to bed. He always goes to bed at 24.00.

1.De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:

a.está dirigindo.

b.está tomando o café da manhã.

c.está entrando no carro.

d.ainda está dando beijo nas crianças.

e. ainda está tomando banho

 

2.Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto, hoje:

a.ele ainda está indo almoçar.

b.ele está assistindo TV.

c.ele está cuidando de seus pacientes doentes.

d.ele está cuidando de uma criança doente.

e.ele está dormindo

3.Qual horário Dylan costuma jantar?

a. 18h30min

b. 18 horas

c. 20h30min

d. 19h30min

e. 17 horas

4.Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?

a. 19 horas

b. 24 horas

c. 20h30min

d. 19h30min

e. 19h00

5.De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu

para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?

a.      Estava doente

b.      Seu filho ficou doente

c.       Sua esposa ficou doente

d.      Distraiu- se com a TV

e.      Acordou atrasado

HISTÓRIA

1 – O que é teocentrismo?

A – Deus no centro de todas as coisas  (   )

B – Pensamento humanista (   )

C – Cruzadas (   )

D – Mercadores (   )

 

2 – Qual o principal objetivo das grandes navegações

A – Buscar ouro (   )

B – Buscar uma outra rota marítima que levasse às índias (   )

C – Formação dos Estados brasileiros (   )

D – Deus centro de todas as coisas (   )

 

3 – Qual país foi pioneiro nas grandes navegações?

A – Inglaterra  (   )

B – Itália (   )

C – China (   )

D – Portugal (   )

4 – Quanto tempo durou as grandes navegações?

A – Um ano  (   )

B – Dez ano (   )

C – Cem anos (   )

D – Um mês (   )

5 – Em quais séculos ocorreu o Renascimento?

A – XIV, XV e XVI (   )

B – XIV, XVI e XX (   )

C – XV, XVI e XVII (   )

D – XVI, XVII, XVIII (   )

 

GEOGRAFIA

 1-Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

a) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
b) por um diálogo democraticamente constituído.
c) pelas benesses sociais do getulismo.
d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado
e) por uma legislação construída consensualmente..

 

2-Leia este texto:

Faces da globalização

Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal.

GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado)

 

Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que

A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista.

B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia.

C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas.

D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.

 

3-Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente, essas transformações tornaram-se mais significativas. Esse fenômeno é chamado de

a) Estratificação

b) Globalização

c) Nacionalização

d) Lugarização

e) Territorialização

 

4- A entrada de imigrantes europeus no Brasil integrou uma política chamada de engenharia social. Sobre isso é correto dizer que:

a) Tentando copiar a sociedade europeia, os intelectuais brasileiros visavam ao embranquecimento do povo brasileiro através do processo de imigração.

b) A engenharia social fez parte da política de aumentar o processo de miscigenação do Brasil, valorizando a identidade afrodescendente da população.

c) A engenharia social foi uma estratégia de copiar a sociedade africana como o modelo ideal de civilização para a sociedade brasileira.

d) O objetivo de muitos intelectuais era de romper com o estereótipo de que no Brasil só havia escravos, índios e mulatos

 

5-Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:

Brasil se torna destino de novos imigrantes

[…] Além de atrair cada vez mais imigrantes de países vizinhos e executivos europeus e americanos que fogem da crise econômica, o Brasil tem assistido a um aumento expressivo na chegada de migrantes e refugiados de nacionalidades que tradicionalmente não migram ao país.[...]

BBC Brasil, 26 jan. 2012. Disponível em: <bbc.co>. Adaptado.

O crescimento do número de estrangeiros no país, conforme podemos observar no trecho acima, ocorre em razão dos seguintes fatores, EXCETO:

a) busca por melhores condições vida por parte dos migrantes.

b) caos social ou conflitos nos países de origem.

c) excessiva propaganda migratória brasileira no exterior.

d) crescimento econômico do Brasil nos últimos anos.

e) aumento das restrições a imigrantes na Europa e EUA.

FILOSOFIA

1 - Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro:

“Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso.”

Retirado do Portal Afro: <http://www.portalafro.com.br/entrevistas/abdias/internet/abdias.htm>.

A partir do trecho acima citado, é possível afirmar que:

A) apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.

B) ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.

C) Apesar de todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.

D) Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.

E) A escravidão ganhou ares romantizados a partir da literatura modernista que moldou o escravo à imagem que o branco determinava.

2 – Qual das alternativas abaixo poderia definir melhor o estudo da filosofia?

A) analisar, estudar e refletir sobre diversas questões que nos auxiliam a entender melhor os fatos relacionados às nossas vidas.

B) impor ao próximo nossos ideais de verdade.

C) divagar teorias que pouco se apliquem à vida real, mas que possuam belas palavras.

D) deduzir o que é verdadeiro pelo que nos for mais convincente.

E) divagação e argumentação para conhecimento alheio

3 – No trecho a seguir encontra-se um importante aspecto da origem da desigualdade social brasileira:

As políticas de apoio e incentivo do Governo brasileiro dadas aos imigrantes europeus não aconteceram para os negros recém-libertos do sistema escravocrata, que foram segregados para as regiões menos desenvolvidas e setores subalternos de trabalho, aglomerando-se nas posições subordinadas da estrutura de classes do sistema de estratificação social.

Discriminação e desigualdades raciais no Brasil
Carlos Alfredo HASENBALG, 1979

De que período o autor se refere?

A)     Imediatamente após a abolição da escravatura, quando, através da Lei Aurea, os escravizados foram libertos sem nenhum auxilio ou indenização por parte daqueles que o exploraram.

B)     Do reinado de Dom Pedro que estabelecia novas regras para pessoas de baixa renda.

C)      Do governo do Estado Novo de Getúlio Vargas, considerado violento e autoritário.

D)     Do governo de João Goulart, vitimado por um golpe de Estado ao promove a redistribuição de terras.

E)       Ao Brasil dos jesuítas que amansavam as aldeias indígenas.

4 – “A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar”.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo Martins Fontes, 2003.

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

A) recorriam aos clérigos
B) entravam em conflito
C) consultavam os anciões
D) apelavam aos governantes.
E) duelavam até a morte

5 – Atena, Poseidon, Hades, Zeus são alguns dos deuses que faziam parte da mitologia grega clássica. Cultos, sacrifícios, oferendas e até competições aconteciam para honrá-los. No entanto, o desaparecimento desses deuses do imaginário popular grego ocorre:

A) devido ao governo de Péricles. Um déspota que destruiu a Grécia a partir de seu autoritarismo.

B) devido às guerras perdidas pela Grécia. Minando assim sua cultura, devido a constantes derrotas.

C) paralelamente ao desenvolvimento da filosofia, que buscava explicações racionais e lógicas para os fatos mundanos.

D) devido ao isolamento dos adoradores desses deuses que preferiram se estabelecer em Atlântica e viver segundo padrões arcaicos.

E) devido à chegada de Jesus Cristo

 

QUÍMICA

1. Uma solução foi preparada adicionando – se 4,0 g de NaOH em água suficiente para produzir 400 mL de solução. Calcule a concentração da solução em g/L.

a) 10

b) 12

c) 20

d) 100

e) 40

 

 

2. As águas brutas utilizadas para abastecimento público possuem partículas finamente divididas em suspensão e partículas coloidais, necessitando de um tratamento químico capaz de propiciar sua deposição com um baixo período de detenção. Nessa etapa, geralmente são empregados o sulfato de alumínio ou o sulfato ferroso e é denominada como:

a) Desinfecção

b) Floculação

c) Coagulação

d) Filtração

e) Decantação

 

 

3. No tratamento convencional da água em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), o processo de clarificação da água inclui as seguintes etapas:

a) Cloração e fluoretação

b) Floculação e fluoretação

c) Fluoretação e decantação

d) Floculação e decantação

e) Filtração e fluoretação

 

 

4. Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

a) Isaac Newton

b) Demócrito

c) John Dalton

d) Ernest Rutherford

e) Lavoisier

 

5. Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa

b) contém as partículas de carga elétrica positiva

c) contém nêutrons

d) concentra praticamente toda a massa do átomo

e) contém prótons e nêutrons



 













































BIOLOGIA

1 - Observe a representação do perfil cromossômico de uma mulher:


A constituição cromossômica de um indivíduo é chamada de:

a) Genoma.

b) Genética.

c) Cariótipo.

d) Genótipo.

e) Cromossomia.

 

2- Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente o significado do termo heterozigoto.

a) Heterozigotos são indivíduos que apresentam diferentes alelos.

b) Heterozigotos são indivíduos que possuem o mesmo alelo em um mesmo lócus e em cromossomos homólogos.

c) Heterozigotos são indivíduos que apresentam alterações cromossômicas em todo o conjunto cromossômico.

d) Heterozigotos são indivíduos que apresentam alelos diferentes em um mesmo lócus e em cromossomos homólogos.

e) Heterozigotos são indivíduos que apresentam genes que só se expressam aos pares.

 

 

3  -  Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:

 a) hereditários

 b) dominantes

 c) genotípicos

 d) adquiridos

 e) recessivos

4 - O nosso DNA, diferentemente do que muitos pensam, não está presente em apenas um cromossomo. Em cada espécie, há um número diferente dessas estruturas, sendo encontrado na espécie humana um conjunto com:

a) 23 cromossomos.

b) 22 cromossomos.

c) 26 cromossomos.

d) 42 cromossomos.

e) 46 cromossomos.

5 - Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:

 a) a relação genes-cromossomos

 b) a existência de cromossomos no núcleo celular

c) o processo de reprodução dos vegetais

 d) a natureza química dos genes

e) o processo da meiose.

 

 

ARTES

1-      A arte de escrever textos destinados à representação feita por atores é chamado (a):

A)     Teatro;

B)     Coro;

C)      Dramaturgia;

D)     Novela;

E)      Filme.

 

2-      Segundo o autor Philip Kotler, conhecido como pai do Marketing moderno, a marca tem até 6 níveis de significados, quais são:

A)     Atributos, responsabilidade, usuário, respeito e admiração;

B)     Benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

C)      Cores, beleza, personalidade, reconhecimento, respeito, admiração.

D)     Profundidade, valores, cores, beleza, responsabilidade e usuário.

E)      Marca, beleza, valores, profundidade, atributos e cores.

 

3-      A obra a Fonte pertence ao artista:

A)     Pablo Picasso;

B)     Claude Monet;

C)      Marcel Duchamp;

D)     Candido Portinari;

E)      Tarsila do Amaral.

 

4-      São desenhos que retratam as pessoas deformando as proporções normais para realçar suas características é:

A)     Charge;

B)     História em quadrinho;

C)      Pintura;

D)     Ilustração;

E)      Caricatura.

 

5-      Para que a passagem da produção ininterrupta de novidade a seu consumo seja feita continuamente, há necessidade de mecanismos, de engrenagens.

Uma espécie de grande máquina industrial, incitante, tentacular, entra em ação. Mas bem depressa a simples lei da oferta e da procura segundo as necessidades não vale mais: é preciso excitar a demanda, excitar o acontecimento, provocá-lo, espicaçá-lo, fabricá-lo, pois a modernidade se alimenta disso.

 

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução, São Paulo: Martins Fontes, 2005 (adaptado).

No contexto da arte contemporânea, o texto da autora Anne Cauquelin reflete ações que explicitam:

 

A)     Métodos utilizados pelo mercado de arte;

B)     Investimentos realizados por mecenas;

C)      Interesses do consumidor de arte;

D)     Práticas cotidianas do artista;

E)      Fomentos públicos à cultura.

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário