sexta-feira, 2 de outubro de 2020

LINGUAGENS ENSINO MÉDIO 1º A, B, C, D - 3º BIMESTRE (ATIVIDADE III)

ENVIAR AS RESPOSTAS PARA O E-MAIL romeumontoromedio@gmail.com

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA GRISMAR

Slam - um gênero literário

Slam é uma batalha de poesias e rimas que existe desde os anos 1980 e tem crescido cada vez mais no mundo e no Brasil, sobretudo no século XXI. Considerado por muitos um esporte, o slam tem batalhas nacionais e uma Copa do Mundo, onde finalistas de diversos países se encontram para escolherem qual a melhor poesia. Na última década, o Brasil tem apresentado suas manifestações, sobretudo entre os jovens periféricos, e traz consigo um forte teor auto afirmativo, identitário e de ocupação de espaços públicos.

Spoken word: a poesia falada

Slam poesia ou poetry slam é um tipo de poesia que faz parte do gênero spoken word ou, na tradução literal, palavra falada. Faz parte desse gênero toda a literatura que é pensada para ser declamada ou falada em público. É um gênero que vem desde a Antiguidade e Idade Média, como por exemplo os trovadores, mas que também aparece na cultura africana, os Griôs.

No caso dos trovadores, a poesia declamada tinha a função de contar casos ficcionais épicos e era feita em um momento em que não havia imprensa ou a disseminação da alfabetização na Europa dos séculos XI e XII. Na cultura africana, os Griôs ou Griots, são os mantenedores da história e da memória de determinado grupo social ou étnico. São os portadores do conhecimento antigo e são responsáveis por passá-los para as novas gerações de forma oral, preservando a história, a memória e a ancestralidade.

Nos anos 60, a poesia falada foi ressignificada pela geração beat, no Estados Unidos, fazendo parte das manifestações do movimento de contracultura e de reivindicação de direitos civis. Na década de 70, o rap, do inglês ritmo e poesia, nasceu entre a comunidade negra norte-americana, imigrante em Nova York. Para os poetas do rap, a letra se sobrepunha à melodia e a temática era o cotidiano de opressão nas grandes cidades, violência policial e afirmação de uma identidade étnica.sobretudo em contato com a cultura jamaicana

Slam: poesia falada marginal

slam surge em 1984, em Chicago, estado de Illinois, Estados Unidos. Até pouco tempo, Chicago tinha a particularidade de ser uma cidade muito industrializada. Em um bar de jazz, onde costumavam ocorrer declamações e saraus de poesia, o trabalhador da construção civil e também poeta Mark Smith teve a ideia de fazer uma “batalha de poesias”. Junto com seu grupo Chicago Poetry Ensemblange, ele cria o Show-Cabaré-Político-Vaudevilliano.

A ideia inicial de Smith era fazer uma brincadeira para ironizar a declamação academicista, elitista e formal. A batalha tinha a intenção de popularizar a poesia e realizar performances-poéticas que fossem mais concretas e menos abstratas, diferente daquelas dos saraus que atraíam mais os jovens de classe média. Dessa maneira, o slam acabou unindo a forma poética e as reuniões ocorridas para a realização dos saraus e, ao mesmo tempo, um público e uma plateia participativa, que torcia e se envolvia na poesia e na letra, e não apenas contemplava o poeta e sua obra.

O gênero se desenvolveu tão rápido nos Estados Unidos que apenas seis anos depois, em 1990, ocorreu o Primeiro Campeonato Nacional de Slam, em São Francisco. Em 2002, sua popularidade o levou ao Primeiro Campeonato Internacional, ocorrido em Roma. Após isso, são realizados campeonatos anuais na França nos quais os poetas apresentam poesias em suas línguas nativas, enquanto as traduções são feitas simultaneamente em um telão.

Fonte : https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/plano-de-aula-slam-poesia-falada/

Repentistas Caju e Castanha: https://www.youtube.com/watch?v=pFXehD9w08I

Conheça o Slam, a poesia das ruas que reflete sobre temas sociais: 

https://www.youtube.com/watch?v=dbMz67uSQXQ

Responda as questões

Qual a relação do Trovadorismo com o repente?

Qual a relação do repente com o Slam?

Por que o slam é considerado uma poesia marginalizada?

Link para vídeo explicativohttps://www.youtube.com/watch?v=IQfgLR1t2hc&feature=youtu.be

LÍNGUA INGLESA - PROFESSORAS CARLA E CAMILA

ACTIVITY 5

 a) Observe as imagens. Todas as imagens representam o mesmo tipo de energia?

b)  Leia o texto. Utilize alguma ferramenta de tradução como o Google Translate caso precise.


c) Faça um mapa mental sobre os tipos de energia mencionados no texto.

ARTE - PROFESSOR SERGIO

Para que você tenha mais elementos para a elaboração de um projeto de intervenção artística em dança - Flash Mob, reúna-se em grupo para realizar uma pesquisa em revistas, livros internet, etc., de imagens, textos e vídeos sobre este tipo de intervenção artística

               intervenção artística em dança pode ser apresentada como uma manifestação de teor artístico urbano, que geralmente tem como foco de suas realizações grandes centros e áreas centrais das cidades. O termo flash mob é usado para se referir a um grande grupo de pessoas que se juntam repentinamente em um local público para fazer alguma ação e rapidamente saírem do local. Geralmente, esse tipo de ação é organizado, combinado, coordenado, etc., por meio de redes sociais, e-mails ou outros meios parecidos.

           Devemos cuidar da saúde, respeitar o distanciamento, utilizar mascaras, mas não podemos deixar de criar e expressar uma linguagem artística.

           Monte um roteiro de uma intervenção artística em dança com distanciamento.

1.    Marque um x na resposta correta

A (     ) Fash Mob é um teatro de uma linguagem plástica. B (    ) A intervenção artística é um fhash mob que interagem dentro da cidade com as pessoas. C (     ) fash Mob não tem nada a ver com intervenção com expressão corporal.

2.    O que é um fash mob?

3.    O que é uma intervenção artística em dança?

4.    Proposta: Criar um Falsh Mob, fazer uma intervenção urbana com música e dança

5.    Quais instrumentos, pessoas você irá utilizar para criar o flash mob.?

6.    Qual vai ser o roteiro? A ideia?

7.    Vai ter música? Qual música você vai escolher? Vai usar o som ambiente? /Irá criar uma música?

8.    Como vai ser a coreografia? Qual será a duração? O distanciamento será de 2 metros de cada pessoa. Quais são os participantes? Será solo? Ou em grupo? Qual espaço vai utilizar, em casa ou outro espaço?

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA LUCIMARIS

Atividade 1: Pirâmide de Atividades Físicas

Você sabe o que é uma Pirâmide de Atividades físicas?

Um link que pode auxiliar você nessa pesquisa:

https://www.treinus.com.br/blog/piramide-de-atividades-fisicas/

 Caderno do Aluno pág 114 e 115

1- Pesquise sobre a Pirâmide de Atividades físicas e me fale um pouco sobre ela.

PROJETO DE VIDA - 1ºB  e 1ºD

 A proposta de Projeto de Vida vem com a proposta de planejarmos o futuro, cultivar sonhos, aprender a conhecer a si mesmo, para assim que você possa encarar a vida escolar com outros olhos. A atividade de hoje é uma reflexão. Defina em uma palavra: O que é planejar a vida? 

TECNOLOGIA - 1ºA e 1ºC



 ATIVIDADE

1.       Agora vamos contextualizar e resolver a situação problema:1 Sabemos que a evolução da tecnologia e o acesso na internet evoluiu muito, pesquise na internet um tema Tecnológico e ecológico. Como fazer?

1         Pegue seu caderno, caneta, lápis e borracha.

2         Pesquisar na internet, escolha um tema tecnológico e ecológico, ou na apostila no caderno do aluno, matéria: tecnologia, volume 3.

3         Faça o cabeçalho (nome, escola, data e serie, disciplina (escrever o link no caderno)

4         Escreva o título, pule uma linha, inicia –se o parágrafo com letra maiúscula.

5         Leia as perguntas do infográfico e responda no corpo do texto formando uma redação com as respostas, tendo coesão, começo, meio e fim na redação. Tamanho no mínimo 20 linhas.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

https://www.youtube.com/watch?v=Ci28WakIZaw&feature=youtu.be



SOUZA, Maurício de. [Chico Bento

Habilidade MP032 - Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em contextos literários.

1- O personagem Chico Bento pode ser considerado um típico habitante da zona rural, comumente chamado de “roceiro” ou “caipira”. Considerando a sua fala, essa tipicidade é confirmada primordialmente pela

A) transcrição da fala característica de áreas rurais.

B) redução do nome “José” para “Zé”, comum nas comunidades rurais.

 C) emprego de elementos que caracterizam sua linguagem como coloquial.

 D) escolha de palavras ligadas ao meio rural, incomuns nos meios urbanos.

E) utilização da palavra “coisa”, pouco frequente nas zonas mais urbanizadas.

 

Leio o texto e responda a questão 02

Escrever exige estudo sério.

A ideia de que algumas indicações e truques rápidos de última hora podem solucionar problemas de produção de textos tem enganado os apressados e enriquecido muitos donos de escola e cursinhos.

Muitos professores oferecem uma espécie de formulário do que seria um bom texto para que o estudante preencha as lacunas, acreditando que prescrever esse procedimento é promover o ensino da escrita.

Fórmulas pré-fabricadas de textos e “dicas” isoladas apenas contribuem para a montagem de um texto defeituoso, truncado, artificial, em que a voz do autor se anula para dar lugar a clichês, chavões, frases feitas e pensamentos alheios.

A autoria vem das escolhas pessoais dentro das possibilidades da língua. Escrever bem é o resultado de um percurso constituído de muita prática, muita reflexão e muita leitura. É uma ação em que o sujeito se envolve de forma total, com sua bagagem de conhecimentos e experiências sobre o mundo e sobre a linguagem. Não existem esquemas prévios ou roteiros infalíveis que possam substituir tal envolvimento. É a voz do indivíduo que orienta o texto.

Exercícios esporádicos de produção de pequenos trechos não formam um bom redator. É necessário escrever sempre, escrever sobre assuntos diversos, escrever com diversos objetivos, escrever em diversas situações.

Associadas a muita prática, as “dicas” fornecidas a partir de dificuldades reais vivenciadas na produção de textos podem ser úteis, esclarecedoras, iluminadoras. Quando estão isoladas de uma prática intensa, não ajudam em nada.

(Lucília Garcez. Técnica de Redação )– o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo 

 

QUESTÃO (02)

PO7EMLP – (Habilidade de percurso) Identificar a tese de um texto

A ideia central do texto apóia a concepção de que

 A) faltam bons escritores porque não existem bons manuais de orientação teórica.

B) competência em escrita se fundamenta na apreensão de orientações casuais.

C) escrever supõe atividades reiteradas e diversificadas de prática e experiência.

D) os problemas de produção de texto restringem-se à falta de esquemas prévios.

E) “orientações” de como escrever, mesmo isoladas da prática, são decisivas.

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