Língua Portuguesa
Liberdade
Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa
palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm
levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e
felicidade.
Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba
onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que
a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é
renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo;
que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam
"Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram:
"Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais
pediam: "Liberdade! Liberdade! / abre as asas sobre nós", e nós
recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/
brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.
Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com
disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
Ser livre como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é
agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse
coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser
responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado é proclamar o
triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a
órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre
quatro paredes.
Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra
inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo,
quebra alguma coisa, no seu percurso...)
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de
outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio
de linha e um pouco de vento!
...
Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio,
esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.
E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula
do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da
Liberdade nas mãos!
...
São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele
sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias
expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo
prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.
Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios,
morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles
hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados,
estranha linguagem humana, nestes andaimes dos
construtores
de Babel...
(MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas Editora
Record Rio de Janeiro, 2002, pág. 07.)
1. O texto afirma que
(A) a escravidão depende
das escolhas das pessoas.
(B) a liberdade de um
acaba onde começa a liberdade de outrem.
(C) as criaturas
combatem a liberdade com entusiasmo juvenil.
(D) os sentimentos
sombrios deslumbram a liberdade.
2. O resultado de ser livre é
(A) ampliar a órbita da
vida.
(B) cantar a liberdade
como nossos avós.
(C) viver sem sonhar.
(D) viver sem qualquer
obrigação.
Educação Física
3. Quando realizamos alguns tipos de
ginasticas que pertence o movimento realizado, sentimos sensações corporais que
é muito importante que se perceba em nosso corpo na realização desses
movimentos, movimento utilizado no pilates e yoga, posição de meditação,
movimento do tai-chi-chuan, entre outros. Que sensações corporais podemos
perceber ao fazer estes movimentos?
a)
Aceleração
ou não dos batimentos cardiacos, a respiração auxilia no relaxamento, entre
outros.
b)
Cansaço
e fadiga
c)
Estresse
e irritação
d)
Relaxamento,
paz e preguiça
Arte
4. O texto matiza algumas transformações das
funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do artista Jaime Prades,
considera-se a
A – ( ) reflexão
sobre a responsabilidade ambiental do homem.
B – ( ) valorização
da poética em detrimento do conteúdo.
C – ( ) preocupação
com o belo encontrado na natureza.
D – ( ) percepção da
obra como suporte da memória.
Inglês
5.
Em relação ao cartum acima, assinale a alternativa correta:
a) O personagem
elenca uma inconveniência atrelada à sua profissão.
b) O personagem aponta uma vantagem do seu trabalho.
c) O personagem enxerga todas as pessoas como uma sopa.
d) O personagem é um executivo do setor de alimentos.
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