quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO - SEI - 3TA e 3TB

 

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO -  SEI – 3TA e 3TB

 

1- GEOGRAFIA

QUESTÕES

1-













A tirinha acima considera que a Organização das Nações Unidas:

a) não possui um amplo reconhecimento diplomático internacional.

b) é ineficiente em seu objetivo de conter conflitos internacionais.

c) possui um baixo poder de convencimento sobre as decisões do Vaticano.

d) apresenta uma baixa visibilidade para proferir discursos de paz.

e) é a principal responsável pela ausência de uma paz mundial.

2- A respeito do conceito de “Estado laico”, avalie as proposições a seguir e assinale a alternativa incorreta.

a) O posicionamento de um Estado frente às manifestações religiosas é o que caracteriza um Estado como laico ou religioso.

b) O conceito de Estado laico subentende a neutralidade desse Estado em matéria confessional.

c) A base do Estado laico é a não adoção de nenhuma religião como oficial e a manutenção de equidistância entre os cultos.

d) O acolhimento de todas as religiões e credos, sem nenhuma distinção, por parte do Estado caracteriza-o como laico.

e) A neutralidade do Estado laico não significa aversão às religiões. Há estados considerados laicos que incentivam a religiosidade, embora não a adotem.

3- “Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”.

(Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005 p.390.)

Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:

a) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.

b) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.

c) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.

d) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.

2- PORTUGUÊS –

1) Classifique as figuras de linguagem nas frases abaixo  em:  ( metáfora ,metonímia, catacrese etc. )

A)   o Livro sagrado é lido no mundo todo.

B)   a asa da xícara quebrou.

C)   ganhou rios de dinheiro .

D)  o bem sempre vence o mal.

2)  Classifique o tipo de sujeito nas frases abaixo:

A)  choveu muto ontem.

B)  falaram mal de você.

C) compraram vários livros de português.

D) fui à feira.

3)  Classifique quanto aos predicados.

A)  o  pássaro voou alegremente.

B) o trem partiu lotado.

C)  o menino fez a lição.

D)  ela é inteligente.

3- MATEMÁTICA -

1)Quanto vale em percentual  210 dentro de 1030?

A 20%

B 25%

C 27%

D 30%

2)Calcule quanto é 30% de 1300?

A 390

B 300

C 350

D 330

3)Calcule a área do quadrado com 20m de lado

A 400 m2

B 300 m2

C 220 m2

D 440 m2

4- HISTÓRIA –

1 - (UFV/MG) Sobre a Revolução Russa, iniciada em 1917, é incorreto afirmar que:

a)A Revolução de Fevereiro permitiu a chegada dos Soviets ao poder.

b)A Revolução de Outubro foi marcada pela execução do Czar e sua família.

c)A atuação do país na Primeira Guerra Mundial aumentou os problemas internos como a fome.

d)O comunismo de guerra estabeleceu rígido controle sobre a produção e o consumo.

 

2 - (FCC/SP) Sobre a atuação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a)Participou de batalhas navais decisivas que influenciaram diretamente o resultado da guerra, dando a vitória à Tríplice Entente.

b)Limitou-se ao fornecimento de suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Aliança.

c)O governo brasileiro participou em missões de patrulhamento bem como enviou enfermeiros e médicos para ajudar a Tríplice Aliança.

d)Entrou ao lado da Alemanha e em troca, este país financiou a industrialização brasileira.

3 - O que é Imperialismo?

a)Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.

b)Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.

c)Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria prima.

d)Política de ocupação territorial e econômica praticada na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

5-  FÍSICA  -

1-Usando a fórmula U=R.I, calcular a tensão elétrica U que se deve ligar um aparelho elétrico de resistência de 200 Ohms que passa nele uma corrente de 2 Ampéres.

 

a)200 V

b)320 V

c)400 V

d)340 V

e)220 V

 

2-Em um circuito em que dois resistores iguais de 40 Ohms estão ligados em paralelo, qual o valor da resistência equivalente deste circuito.

 

a)10 Ohms

b)21 Ohms

c)32 Ohms

d)20 Ohms

e)2 Ohms

 

3-Usando a fórmula E = p. t (energia é igual a potência vezes o tempo), Calcular o valor gasto no mês (30 dias) de um chuveiro de p = 2000 W que é usado 2 horas por dia. Dado o valor do kw/h cobrado pela Enel de R$0,50.

 

a)R$20,00

b)R$10,00

c)R$120,00

d)R$60,00

e)R$23,00

 

6- QUÍMICA –

1. Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:

a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso

b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais

c) os reagentes são totalmente consumidos

d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente

e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária

 

2. Em relação a uma reação em equilíbrio químico, assinale a alternativa incorreta:

a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente.

b) A energia não é introduzida ou removida do sistema.

c) A soma das quantidades de matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos produtos da reação.

d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo.

e) A rapidez é a mesma nos dois sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem inalteradas.

 

3. Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia, que irá reagir com esse ácido. Qual equação que representa a reação?

a) Mg(OH)2 + 2 HClO → Mg(ClO)2 + 2 H2O.

b) Mg(OH)2 + 2 HCl → MgCl2 + 2 H2O.

c) Mg(OH)2+ 2 HClO3 → Mg(ClO3)2 + 2 H2O.

d) Mn(OH)2+ 2 HClO2 → Mn(ClO2)2 + 2 H2O.

e) Mn(OH)2+ 2 HCl → MnCl2 + 2 H2O.

 

7- SOCIOLOGIA –

1.            Referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade e consistem no direito de fazer manifestações políticas, de se organizar em partidos, sindicatos, movimentos sociais, associações, de votar e ser votado.

Estamos falando de direitos:

a)            (    ) Políticos

b)           (    ) Humanos

c)            (    ) Sociais

d)           (    ) Civis

 

2.            “é um sistema de governo no qual o ... é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo”.

O trecho acima faz menção à forma de governo?

a)            (    ) Presidencialista

b)           (    ) Parlamentarista

c)            (    ) Monarquia

d)           (    ) Anarquia

 

3.            “A origem do termo ‘cidadão’ remonta à Antiguidade Clássica e a uma forma de organização social específica, que se difundiu no Mediterrâneo a partir do século IX a.C.: as cidades-Estado. Os ‘cidadãos’ eram os membros da comunidade que detinham o privilégio de participar integralmente de todo o ciclo da vida cotidiana da cidade-Estado, ou seja, das decisões políticas, da elaboração das regras, das festividades, dos rituais religiosos, da vida pública etc”.

 

Em Roma, o direito à cidadania era baseado na noção de?

a) (    ) privacidade

b) (    ) liberdade

c) (    ) infidelidade

d (    ) obesidade

8 - INGLÊS –

1) Observe as alternativas e assinale aquela que apresenta apenas os dias da semana:

a) Sunday, Tuesday, Thursday, May

b) Monday, Wednesday, Holiday, Friday

c) Sunday, Tuesday, January, Saturday

d) Tuesday, Monday, Friday, Saturday

e) Saturday, Friday, Apple, Wednesday

 

2) Observe as palavras abaixo, em seguida, relacione- as em relação ao significado.

Após marque um x na alternativa que apresenta a sequência correta.

a. apple                 (    ) pai

b. century             (    ) dois

c. black                  (    ) século

d. father                (    ) preto

e. two                     (   ) maçã

A sequência que melhor responde ao exercício acima é:

 

a) D - A - B - C - E

b) D - E - B - C - A

c) E - A - C - B - D

d) D - E - C - B – A

e) D- A -B - A-  C

 

9- BIOLOGIA –

1- - Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:

a)  Pinheiro, leguminosas e gramínea

  b) Avencas, bromélias e cítricos

  c) Samambaias, pinheiros e orquídeas.

d) Leguminosas, algas e gramíneas.

e)  Cítricos, cactáceas e cogumelos.

2 - Sabemos que os vegetais são seres autotróficos. Eles são capazes de produzir glicose utilizando gás carbônico e água em um processo denominado:

a) Fermentação lática.

b) Fotossíntese

c) Respiração celular

d) Respiração anaeróbia

e) Fermentação alcoólica

3-Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:

a) Gimnospermas

b) Coníferas.

c) Briófitas.

d) Pteridófitas.

e) Angiospermas.

10 – FILOSOFIA-

1) “A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia.Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

Então, filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita”.

Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. Ática, 1995.

No texto, a filósofa Marilena Chauí define o sentido da palavra filosofia, criada por Pitágoras. A filosofia nasce com o objetivo de:

a) concordar com as explicações dadas pela mitologia.

b) questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para o universo.

c) demonstrar a impossibilidade de construção de um conhecimento verdadeiro.

d) atentar contra os deuses e desenvolver uma sociedade sem crenças.

 

2) A Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna) é uma metáfora escrita por Platão em seu livro A República. Nele, o filósofo utiliza seu mestre, Sócrates, como personagem responsável por narrar a vida de um prisioneiro criado no fundo de uma caverna. Um dia, esse prisioneiro liberta-se das correntes que o aprisiona e percorre o caminho da saída da caverna. Ele contempla o mundo real fora da caverna e descobre que tudo o que vivera era falso, o que acreditava ser verdade, não passavam se sombras projetadas no fundo da caverna.

A metáfora escrita por Platão cumpre um sentido didático para ensinar que:

a) As sociedades antigas eram hostis e aprisionavam os cidadãos em cavernas.

b) A filosofia é responsável pelo aprisionamento da mente.

c) O verdadeiro conhecimento surge da libertação das correntes dos preconceitos e das opiniões.

d) O verdadeiro conhecimento se dá pela autoridade, aquilo que os filósofos dizem é a representação da verdade.

 

3) Como resultado de sua investigação, Sócrates concluiu que:

a) Pouco valor ou nenhum tem a sabedoria humana.

b) Os atenienses eram incapazes de aprender filosofia.

c) O seu método de ensino era mais eficaz do que o dos sofistas.

d) O deus estava enganado, pois ele, Sócrates, não era, definitivamente, um sábio.

e) Sua sabedoria consistia em saber que nada sabia para estar sempre pronto a saber mais.

 

11- ARTES –

1º - Quais são as características do estilo do Renascimento?

2º - Quais são as características do Impressionismo ?

3º - Dê o nome de dois pintores de Arte Moderna que você conhece.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário