sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

SEI (Semana de Estudos Intensivos) - Ciências Humanas - 7º ano/4º bimestre

 Estamos na Semana de Estudos Intensivos do 4º bimestre! Leia as questões com atenção, não esqueça de colocar nome e série na sua atividade, se tiver com dúvidas, peça ajuda ao seu professor tutor. Bons estudos!

HISTÓRIA - PROFESSOR CLEITON

1)  A presença holandesa na América e no Brasil colônia causa, até hoje, polêmicas entre historiadores. As controvérsias se localizam, sobretudo, em relação à atuação de Maurício de Nassau, que dirigiu os empreendimentos da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil. Nassau conseguiu destacar-se, mas terminou sendo demitido em 1643. Com relação ao seu governo, é correto afirmar que: 

 A) procurou restabelecer a produção do açúcar, mas fracassou devido à falta de recursos.

B) teve cuidados especiais com o Recife, onde fixou sua residência, melhorando suas condições.

C) apesar do empenho, não conseguiu aumentar os domínios territoriais dos holandeses.

D) reconstruiu a cidade de Olinda, onde pretendia se instalar

 

2) Entre as várias formas de resistência do negro ao regime escravista no Brasil colonial, encontramos os quilombos. Palmares, o maior exemplo de grande quilombo, possuía uma organização econômica que apresentava as seguintes características:

A) A agricultura policultora como principal atividade, organizada com base num sistema de sesmarias semelhante ao dos engenhos, que visava ao consumo local e à comercialização do excedente.


B) Agricultura monocultura, que visava a comercialização, caça, pesca, coleta e criação de gado para o consumo interno.


C) Agricultura policultora realizada em pequenos roçados das famílias, e um sistema de trabalho cooperativo que produzia excedentes comercializados na região, além da extração vegetal e da criação para a subsistência.


D) Atividades extrativas, pecuária bovina e caprina, para atender ao consumo local, e fabricação de farinha, aguardente e azeite, para a comercialização.

 

3) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.

A) Referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.

B) Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.

C) Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.

D) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI

Texto Leitura: Biomas

 Em nosso país, podemos encontrar seis tipos de Biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e  Pantanal. Nossos biomas são importantes não somente com recursos  naturais em nosso país, mas têm destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta.  

 

1)    Quais são os biomas que estão sendo apresentado nas imagens:

 

           Imagem I                                                    Imagem II


               

     1) Os biomas mencionadas nas imagens são: 

a)    Mata Atlântica e Cerrado

b)    Mata Atlântica e Amazônia

c)    Amazônia e Pantanal

d)    Pantanal e Caatinga        

2)    Quantos são os principais biomas brasileiros?

a)   9

b)   6

c)   12

d)   5


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