sexta-feira, 6 de novembro de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 3º A - ENSINO MÉDIO PEI


ATIVIDADE DE FILOSOFIA4º BIMESTRE

3ª SÉRIE A 

PROFESSORA: MARIA JOSÉ F. BATISTA

 

HABILIDADE:

(EM13CHS502) analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais.

 

BANALIDADE DO MAL

FILÓSOFA HANNAH ARENDT

 

Vejamos um pouco da biografia de Hannah Arendt: Ela nasceu na Alemanha em 1906. Era de origem judaica. Foi uma menina precoce e com 14 anos já era familiarizada com obras de filósofos. Na universidade, foi muito amiga do filósofo Heidegger. Quando ela estava com 27 anos, Heidegger aderiu ao nazismo; ela se afastou da filosofia e se engajou na resistência antinazista. Foi presa pela Gestapo, mas conseguiu sair da prisão e deixou a Alemanha. Trabalhou em vários países. Em 1951, publicou o livro "Origem do Totalitarismo", o qual a tornou mais conhecida. Em 1963, publicou "Eichmann em Jerusalém", que nasceu de uma série de artigos publicados na revista The New Yorker. Na obra, Hannah trata do julgamento do oficial do nazismo, organizador dos extermínios a serviço de Hitler, levado a Jerusalém, onde foi condenado à morte na forca. As conclusões de Hannah retratam o nazista não como a encarnação da maldade, mas como um mero burocrata inconsciente da dimensão psicopata de seus atos. Causou polêmica e Hannah foi abandonada até pelos amigos mais próximos. De seu livro nasceu a expressão "banalidade do mal". Para ela o mal não é uma força metafísica, mas o que surge de fatos históricos e políticos. O mal não é uma força que se concentra em um líder ou em um grupo determinado. O mal está disseminado. Tornou-se banal. Como alguém tão medíocre como Eichmann pode ter sido capaz de atos tão monstruosos? Pouco se havia analisado essa questão. A sociedade costuma eleger bodes expiatórios. E a agir superficialmente na ação contra o mal. Como se, enforcando o oficial de Hitler se pudesse eliminar o mal. Em relação à decisão de Hitler de impor o nazismo e eliminar judeus, negros, ciganos, homossexuais e os taxados de comunistas houveram três atitudes. A primeira foi a dos que aderiram à política dele. A segunda foi a dos que resistiram a ele. A terceira foi a dos que se calaram. Para Hannah os que se calaram foram tão culpados quanto os que aderiram. Então o mal não estava só em Hitler, mas em todos os que permitiram a ele fazer o que fez. Os que apoiaram Hitler não foram tantos. Os que se opuseram a ele foram poucos. A maioria simplesmente e covardemente se calou. Há quem discorda de Hannah Arendt dizendo que além dos que apoiaram, dos que resistiram e dos que se calaram, houveram os que ignoraram. Como dizia Bertold Brecht "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político até se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe que, da sua ignorância política, pode nascer o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político corrupto e lacaio dos exploradores do povo". Dessa situação de alienação aproveitou-se Hitler para estabelecer o nazismo. Arendt foi uma grande crítica do nazismo, de suas consequências e de determinadas posturas em relação a ele.

(Texto adaptado do SP Faz Escola V.4 Filosofia – Prof. Geraldo Domezi).

 

Leia o texto para responder as questões abaixo:

 

  1.  A filósofa Hannah Arendt, apontou em seus artigos a questão da banalidade do mal. De acordo com o texto este tema foi proposto a partir:

a)     Do livro, Origem do Totalitarismo.

b)    Do artigo Eichmann em Jerusalém.

c)     Do artigo em que Arendt trata do julgamento oficial do nazismo, organizador dos extermínios a serviço de Hitler.

d)    Todas as alternativas estão corretas.

  1. Em sua obra, Hannah trata do julgamento do oficial do nazismo e chega à seguinte conclusão sobre a banalidade do mal:

a)     Que o nazista Eichmann, era um mero burocrata alienado e inconsciente da dimensão de seus atos.

b)    Que o mal é uma força metafísica.

c)     Que o mal não surge de fatos históricos e políticos.

d)    Nenhuma das alternativas anteriores.

 

  1. Para a filósofa Arendt o mal tornou-se disseminado, monstruoso e banal pois as atitudes das pessoas em relação a decisão de Hitler de impor o nazismo e de eliminar judeus, negros, ciganos, homossexuais e os taxados de comunistas, estavam pautadas nas:

a)     Decisões de escolher à política de Hitler.

b)    Escolhas de aceitar e não resistir as imposições daquele sistema político.

c)     Atitudes de ficarem calados e de ignorar o que estava acontecendo.

d)    Todas as alternativas estão corretas.

 

  1. De acordo com a filósofa Arendt, a expressão “banalidade do mal” pode ser compreendida como:

a)     Fatos que beiram o absurdo em questão de crueldade e barbárie humana.

b)    O mal como algo forte e cruel demais para que pudesse ser explicado.

c)     As alternativas a) e b) expressam a ideia de “banalidade do mal” para Arendt.

d)    Somente a alternativa b) é a correta.

 

  1.  Como dizia Bertold Brecht "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.  Não sabe que, da sua ignorância política, pode nascer o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político corrupto e lacaio dos exploradores do povo". Muitas vezes as pessoas confundem a política com o político. Isto ocorre geralmente por quê?

a)     A maioria apoia projetos e políticas públicas em benefício das minorias.

b)    A maioria ignora o assunto, e segundo o filósofo Brecht, ainda está na condição de analfabeto político.

c)     Os custos de vida, em relação aos preços, não dependem das decisões políticas.

d)    As consequências do analfabeto político e da ignorância sobre o tema leva a uma situação de alienação e conformismo, o que dificulta o trabalho dos políticos exploradores do povo.


Leitura Complementar

Caderno do Aluno – São Paulo Faz Escola – Volume 4 – Filosofia.

 

ORIENTAÇÕES:

Busque compreender e aplicar conceitos básicos para responder as atividades.

Responder preferencialmente no link  do Google Forms. 

Ou enviar para o e-mail: romeumontoropei@gmail.com.


Atividade I – 4º Bimestre

 

História 2º Ano A-B (Prof. Francisco)

 

Habilidade: (EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

 

6)- Durante a expansão territorial, a forma encontrada pelo governo americano para incentivar a ocupação de todo esse “vazio territorial” foi a partir da Homestead Act, que determinava:

a) A distribuição gratuita de territórios para todo cidadão americano, desde que ele não fosse pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

b) A venda da terra a um preço muito baixo desde que a pessoa tivesse ao menos 21 anos e que habitasse e cultivasse a terra por, pelo menos, cinco anos.

c) A distribuição de terra gratuita para todos aqueles que tivessem informações que levassem à prisão de criminosos.

d) A distribuição de terras para os veteranos da Guerra Mexicano-Americana.

 

7)- A Guerra de Secessão aconteceu nos EUA de 1861 a 1865 e foi resultado da disputa entre Norte e Sul pela questão da ampliação da utilização do trabalho escravo nos novos territórios. O primeiro ato de agressão desse conflito aconteceu:

a) na Batalha de Gettysburg

b) na Batalha de Fredericksburg

c) na Batalha de Chickamauga

d) na Batalha do Fort Sumter

 

8)- Em 1783, após a Guerra de Independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra, foi assinado o Tratado de Paris. Esse acordo estipulava que:

a) As terras a oeste do trecho a partir dos Montes Apalaches até a borda do Rio Mississipi seriam consideradas território americano e, portanto, cedidas pela Inglaterra.

b) Garantia um acordo em que os americanos comprometiam-se a não atacar as nações indígenas que viviam na região entre os Montes Apalaches até a borda do Rio Mississipi.

c) Garantia um acordo entre os dois países em que a Inglaterra manteria um tratado econômico com os EUA com impostos alfandegários estipulados em 15%.

d) Os EUA seriam obrigados a pagar uma indenização aos ingleses de 19 milhões de dólares em compensação pelo reconhecimento de sua independência.

 

9)- Entre as medidas tomadas pelo governo do Norte dos Estados Unidos para promover a expansão para o Oeste, está uma lei aprovada em 1862. Essa lei era:

a) A Lei do Ventre Livre;

b) A Lei da Mais Valia;

c) A Lei de Homestead;

d) A Lei Antitruste.

 

10)- Alguns dos aspectos negativos da Marcha para o Oeste estavam associados, principalmente, ao meio de transporte de cargas utilizado na época, o trem de ferro, que levava e trazia mercadorias do Leste para o Oeste e vice-versa. Entre esses aspectos, podemos destacar:

a) A falta de gasolina disponível para o funcionamento das locomotivas.

b) Os constantes assaltos nas linhas férreas e nas diligências.

c) A falta de manutenção das linhas férreas.

d) A falta de investimento na construção de estradas de ferro.


SOCIOLOGIA

4º BIMESTRE - 3º A

PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS


11. “O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa

ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece

comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:

a) O cidadão é o indivíduo que se omite frente ao debate político.

b)  Cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.

c) O cidadão é aquele que vive em sociedade.

d) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida

política sempre visando o funcionamento da sociedade.


.


12. A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgação da atual Constituição brasileira, aponta para a contradição entre realidade social e garantias legais.

No Brasil, o acesso aos direitos de cidadania é limitado fundamentalmente pelo seguinte fator:

A) Formação profissional

B) Demanda habitacional

C)Distribuição da riqueza

D) Crescimento da população

 

13. Nunca o Brasil recolheu tanto imposto. Creio que a corrupção nunca foi tão alta. Alguma relação? Claro que sim! Os impostos financiam a corrupção. Esmagamos o nosso corpo, retorcemos a nossa estrutura para financiar a mordomia de poucos sortudos. Isso sempre existiu em toda parte do mundo. No Brasil, então, é condição essencial para o convívio entre os agentes sociais. Entretanto, somos obrigados a conviver com um elemento muito particular nosso: o respeito às autoridades. Além de pagar imposto, o brasileiro sabe respeitar alguém que usa terno. Além do terno, tem a farda, a beca e o avental. O brasileiro sabe respeitar. Aí está o seu erro: a adulação às autoridades. Dizem que a autoridade só é autoridade para servir ao coletivo. Não existe autoridade sem função de serviçal. http:congressoemfoco.uol.com.br/autor/rodolfo. Com relação ao significado do respeito às autoridades, conforme o texto afirma, identificamos que a formação do povo brasileiro foi-se construindo por meio de práticas silenciosas com base no respeito. Decorre dessas práticas a intenção de formar cidadãos, caracterizando-os como

A) críticos.

B) atentos.

C) atuantes.

D) submissos.

14. A afirmação segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade refere-se a:

A) tirania.

B) plutocracia.

C) cidadania.

D) bonapartismo.


15.No Brasil a preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do (a):

A) Igualdade de todos perante a lei;

B) Os fichas – sujas poderem se candidatar as eleições;

C) estatuto do idoso;

D) estatuto da criança e do adolescente;



GEOGRAFIA

4º BIMESTRE - 3º A

Habilidades: (EM13CHS103) (EM13CHS201)

(EM13CHS502) (EM13CHS503)

(EM13CHS603) (EM13CHS604)

 

Texto  1

 

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.

Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si.

Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.

Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.

A Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.

 

Texto 2

 

Os avanços promovidos pela Revolução Técnico-Científica Informacional acarretaram uma maior expansão do sistema capitalista pelo mundo, transcendendo todas as suas fronteiras e ampliando os seus horizontes de ação. Assim, consolidou-se o processo de globalização – visto, por muitos, como uma mundialização –, que permitiu a instauração da chamada “Aldeia Global”.

A globalização, sob vários aspectos (econômico, político, urbano, territorial etc.), atua por meio da consolidação de um sistema informacional, que se estrutura a partir da formação de redes geográficas, ou seja, por um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. A partir disso, podemos entender a relação de nós interconectados entre si ou a composição de fixos e fluxos que estruturam a economia mundial. De toda forma, o processo de globalização seria inimaginável se não houvesse os fluxos internacionais que estruturam a sua existência.

Entende-se por fluxos da sociedade global a cadeia interconectada entre as diferentes partes do mundo que permite a circulação – nem sempre livre – de elementos econômicos, informações e pessoas. Portanto, os fluxos podem ser considerados, em muitas abordagens, como a materialização da globalização no espaço geográfico.

 

Fluxos econômicos


Os fluxos econômicos na sociedade global apresentam-se por meio do deslocamento de capitais, empresas, mercadorias e investimentos. Com os avanços proporcionados no âmbito dos meios de transporte e comunicação, a economia mundializou-se e passou a integrar todas as diferentes partes do mundo, embora de maneira desigual e hierárquica.

Não obstante, os principais fluxos que acontecem no âmbito atual do Capitalismo Financeiro e Informacional são os de capitais. Todos os dias uma quantidade muito grande de dinheiro circula em todo o mundo na forma de bits de computador, sem, na maioria dos casos, materializar-se totalmente. Na verdade, estima-se que a maior parte de todo o capital existente não se encontre mais na forma de dinheiro impresso.

Os chamados “capitais especulativos” encontram-se no centro desse processo. Muitas vezes, os investidores preferem concentrar-se em títulos, juros de dívidas públicas e privadas, ações e outros para valorização e posterior arrecadação. Com isso, o retorno é mais rápido, embora a ausência de investimentos na produção proporcione uma série de prejuízos em termos internacionais.

A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global. Ela ocorre por meio de investimentos em determinados setores da atividade econômica, tais como fábricas, comércios, lojas etc. Outra forma é o deslocamento das próprias empresas, que migram para países onde os fatores locacionais são mais vantajosos. Em algumas indústrias de empresas multinacionais, a produção é dividida em várias fábricas, cada uma localizada em uma parte do mundo, com a montagem acontecendo em um local igualmente distinto.

 

Fluxos de Informações

Não são poucos os autores que classificam a era atual como a era da sociedade informacional, com destaque para Manuel Castells, Milton Santos e David Harvey. A expansão dos meios de comunicação e as facilidades geradas fazem com que o mundo inteiro esteja interligado, o que permite a difusão de conceitos, costumes e tradições.

Os principais meios que permitem a difusão dos fluxos de informações são o rádio, a TV, as revistas, jornais e, principalmente, a internet. Em termos de comparação, um acontecimento importante na Europa do século XVIII levava dias ou até meses para ser informado em outros territórios. Atualmente, eventos com a mesma relevância ou até menos importantes são informados em todo o mundo quase que em tempo real.

Com isso, gera-se um acúmulo muito grande de dados e informações sobre os mais diversos elementos e acontecimentos existentes no mundo. Todavia, o acesso a esses sistemas ainda é muito limitado e desigual, de forma que a maior parte desses fluxos obedece a um círculo privilegiado de pessoas.

 

Fluxo de pessoas

 

Por extensão aos avanços tecnológicos provocados ao longo do século XX e início do século XXI, o fluxo internacional de pessoas também vem se intensificando na era da globalização atual. A expansão desse fluxo acontece de duas formas: o turismo e a migração.

O turismo, não por acaso, é a atividade do setor terciário que mais vem crescendo no planeta, com milhões de pessoas se deslocando todos os anos sob os mais diferentes interesses. Com isso, as cidades receptoras e também os meios de transporte vão se adequando a essa realidade, o que resulta na modernização de seus respectivos sistemas de recepção, deslocamento e hospedagem, gerando cifras milionárias em termos de lucros e produção de riquezas.

As migrações internacionais também se intensificam no planeta e configuram-se sob muitos aspectos. Muitas migram por razões humanitárias, sociais, econômicas e afetivas, muito embora existam muitas barreiras estabelecidas pelos países para conter esse processo. É muito comum a migração de pessoas de um país para outro (muitas vezes por meios ilegais) em busca de maior geração de renda e oportunidades.

Portanto, como podemos observar, os fluxos que estruturam a sociedade global e suas redes internacionais são compostos por interações econômicas, informacionais e demográficas. Estas, por sua vez, permitem a expansão mundial de outros elementos, tais como os costumes culturais ou regionais, religiões e as práticas socioespaciais de um modo geral.

A globalização estrutura-se por fluxos que promovem a integração da sociedade em nível global


 

Após a leitura dos textos acima, responda:

 

16- Observe a imagem abaixo e responda:

 



 

A imagem esta relacionada a qual ideia abaixo:

a) Comercio

b) Informações

c) Globalização

d) Todas estão relacionadas

 

17- Assinale a alternativa Incorreta abaixo:

a) As migrações internacionais também se intensificam no planeta e configuram-se sob muitos aspectos. Muitas migram por razões humanitárias, sociais, econômicas e afetivas, muito embora existam muitas barreiras estabelecidas pelos países para conter esse processo.

 b) Por extensão aos avanços tecnológicos provocados ao longo do século XX e início do século XXI, o fluxo internacional de pessoas também vem se intensificando na era da globalização atual. A expansão desse fluxo acontece de duas formas: o turismo e a migração.

 c) A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global. Ela ocorre por meio de investimentos em determinados setores da atividade econômica, tais como fábricas, comércios, lojas etc.

d) Todas alternativas estão incorreta

 

18- Qual alternativa abaixo esta incorreta sobre os fluxos migratórios globais?

a) A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global.

 b) As migrações internacionais também se intensificam no planeta e configuram-se sob muitos aspectos. Muitas migram por razões humanitárias, sociais, econômicas e afetivas, muito embora existam muitas barreiras estabelecidas pelos países para conter esse processo.

 c) Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos.

d)  Os principais meios que permitem a difusão dos fluxos de informações são o rádio, a TV, as revistas, jornais e, principalmente, a internet. Em termos de comparação, um acontecimento importante na América do século XIII levava dias ou até meses para ser informado em outros territórios. Atualmente, eventos com a mesma relevância ou até menos importantes são informados em todo o mundo quase que em tempo real.

 

19 - Quais as ideias do geógrafo Milton Santos sobre o desenvolvimento das redes geográficas pelo globo?

a) A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global.

b) O turismo, não por acaso, é a atividade do setor terciário que mais vem crescendo no planeta, com milhões de pessoas se deslocando todos os anos sob os mais diferentes interesses.

c) A globalização, sob vários aspectos (econômico, político, urbano, territorial etc.), atua por meio da consolidação de um sistema informacional, que se estrutura a partir da formação de redes geográficas, ou seja, por um sistema interconectado de pontos e ligações entre ele

d) Todas alternativas estão corretas

 

20 - Quais as principais atividades econômicas que desenvolvem as redes geográficas e favorecem aspectos econômicos de desenvolvimento por todo globo?

a) Industrial

b) Marítima

c) Comercio

d) Todas estão relacionadas 

 

 

 

 

Tecnologia e Inovação 

4º Bimestre - 3º A

(Prof. Francisco)

 

(EM13TEC22) -Compreender e identificar os quatros pilares do pensamento computacional: Decomposição, Reconhecimento de padrões, Abstração e Algoritmo.

 

21)- Quando pensamos na utilização das novas tecnologias em sala de aula, nos reportamos automaticamente aos computadores, talvez por serem as ferramentas mais utilizadas na atualidade e por serem caracterizados como uma hipermídia. Com relação ao significado da expressão hipermídia, assinale a alternativa CORRETA:

 

a) - São chamados assim porque os jovens gostam deste tipo de gíria para definir algo que é grande, importante, fundamental;

b) - São chamados assim por causa da proporção de usuários que completam seu uso no mundo inteiro;

c) - são chamados assim porque milhões de pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo;

d) - São chamados assim, pois, dentro de um único programa, diferentes mídias podem ser encontradas, como vídeos, músicas e textos.

 

22)- A internet, quando bem utilizada, é um recurso que possibilita uma metodologia de ensino mais dinâmica, pois ela oferece uma vasta quantidade de ferramentas que enriquecem o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA

a) - a internet é uma aliada do processo de formação pessoal e profissional. No entanto, é necessário utilizar esses recursos para desenvolver competências.

b) - algumas ferramentas da internet, como o correio eletrônico e os sites são utilizados apenas na educação a distância.

c) - o professor, como orientador da turma, pode permitir que seus alunos utilizem a internet de forma livre para qualquer pesquisa.

d) - a educação presencial não se modificará de forma significativa com a chegada das novas mídias. 

 

23) – É essencial que a direção, os professores, os alunos e os demais membros da comunidade escolar compreendam o significado da palavra tecnologia, para que a utilizem como ferramenta educacional em favor da aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor conceitua a palavra tecnologia:

a) - Tecnologia é registrar informações no computador ou em outros eletrônicos, de maneira individual e fechada, sem espaço para discussões ou mudanças.

b) - Tecnologia é tudo o que o homem criou, como ferramentas ou técnicas, para melhorar a sua sobrevivência e suprir as suas necessidades, nas diferentes épocas.

c) - Tecnologia é o ato de utilizar o computador para preencher planilhas e registrar informações coletadas ao longo de todo o processo educativo da escola.

d) - Tecnologia é tudo que diz respeito à utilização de aparelhos elétricos e eletrônicos na vida das pessoas, somente a partir do século XX.

 

24)- A chegada da internet na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino para o professor, em que ele deixa de ser um mero transmissor de conteúdo. Uma das metodologias que surge para auxiliá-lo, nesse novo cenário tecnológico, é a webquest. Com relação a esse recurso, assinale a alternativa CORRETA:

a) - é um recurso pedagógico, via internet, destinado aos professores e gestores para a realização de webconferências;

b) - é um espaço da internet aberto única e exclusivamente à participação e ao planejamento de atividades dos professores;

c) - é uma atividade desafiadora, criada pelo professor, em que os alunos utilizam a internet na construção do conhecimento.

d) - é um espaço em que os alunos realizam atividades técnicas, via internet, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.

 

25) - A tecnologia sempre existiu, mas, a partir do século XX, passou a fazer parte da realidade de milhares de pessoas de maneira mais efetiva, interferindo significativamente no acesso à informação e na comunicação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que melhor define a influência da tecnologia na forma de pensar, agir e ser de muitas pessoas:

a) - representa o acesso às máquinas e a redução do trabalho manual, satisfazendo, prioritariamente, os interesses da sociedade capitalista.

b) - permite o livre posicionamento dos pais e da comunidade na escola, contrariando a direção e o Projeto Político Pedagógico.

c) - auxilia os professores na tomada de decisões e na avaliação, reforçando sua postura tradicional de ensino.

d) - serve como fonte de pesquisa, aprendizagem, interação, trabalho e de lazer para as crianças, jovens e adultos, de acordo com suas necessidades e interesses.    



 Atividade de Projeto de Vida

4º Bimestre - 3º A

 

Ao longo das atividades de Projeto de Vida e das aulas do CMSP foram trabalhadas as habilidades socioemocionais. A seguir, você indicará as habilidades que são mais adequadas para enfrentar as seguintes situações.

 

Verifique no quadro a seguir as competências e habilidades socioemocionais;

- Determinação    – iniciativa social     - Confiança   -  Imaginação criativa

- Organização        - Assertividade       -  Empatia     - Interesse artístico.

- Foco                    - Entusiasmo          - |Respeito

- Persistência         - Tolerância ao Stress  - Tolerância à frustração

Responsabilidade   - Autoconfiança     - Curiosidade para aprender

 

 

 

Indique as habilidades que mobilizamos mais adequadas às situações a seguir.

 

Receber uma crítica: ______________________

Discordância de opiniões em um debate ______________________

Encontrar palavras desconhecidas durante uma leitura ______________________

Apresentar um seminário para a sala ________________________

Receber nota baixa em uma atividade ________________________

Iniciar novos bons hábitos como organizar sua rotina de estudos ____________________

Realizar trabalhos em grupo ____________________

Presenciar uma situação de bullying _______________

Ser distratado por um conhecido ______________________

Ouvir alguém que está passando por um momento difícil _____________________

 

Qual das habilidades apontadas no quadro você acredita que seja mais difícil desenvolver? Por quê?

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GEOGRAFIA

4º BIMESTRE 

3º A

(EM13CHS103) (EM13CHS201)

(EM13CHS502) (EM13CHS503)

(EM13CHS603) (EM13CHS604)

 

Texto  1

 

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.

Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si.

Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.

Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.

A Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.

 

Texto 2

 

Os avanços promovidos pela Revolução Técnico-Científica Informacional acarretaram uma maior expansão do sistema capitalista pelo mundo, transcendendo todas as suas fronteiras e ampliando os seus horizontes de ação. Assim, consolidou-se o processo de globalização – visto, por muitos, como uma mundialização –, que permitiu a instauração da chamada “Aldeia Global”.

A globalização, sob vários aspectos (econômico, político, urbano, territorial etc.), atua por meio da consolidação de um sistema informacional, que se estrutura a partir da formação de redes geográficas, ou seja, por um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. A partir disso, podemos entender a relação de nós interconectados entre si ou a composição de fixos e fluxos que estruturam a economia mundial. De toda forma, o processo de globalização seria inimaginável se não houvesse os fluxos internacionais que estruturam a sua existência.

Entende-se por fluxos da sociedade global a cadeia interconectada entre as diferentes partes do mundo que permite a circulação – nem sempre livre – de elementos econômicos, informações e pessoas. Portanto, os fluxos podem ser considerados, em muitas abordagens, como a materialização da globalização no espaço geográfico.

 

Fluxos econômicos 

Os fluxos econômicos na sociedade global apresentam-se por meio do deslocamento de capitais, empresas, mercadorias e investimentos. Com os avanços proporcionados no âmbito dos meios de transporte e comunicação, a economia mundializou-se e passou a integrar todas as diferentes partes do mundo, embora de maneira desigual e hierárquica.

Não obstante, os principais fluxos que acontecem no âmbito atual do Capitalismo Financeiro e Informacional são os de capitais. Todos os dias uma quantidade muito grande de dinheiro circula em todo o mundo na forma de bits de computador, sem, na maioria dos casos, materializar-se totalmente. Na verdade, estima-se que a maior parte de todo o capital existente não se encontre mais na forma de dinheiro impresso.

Os chamados “capitais especulativos” encontram-se no centro desse processo. Muitas vezes, os investidores preferem concentrar-se em títulos, juros de dívidas públicas e privadas, ações e outros para valorização e posterior arrecadação. Com isso, o retorno é mais rápido, embora a ausência de investimentos na produção proporcione uma série de prejuízos em termos internacionais.

 A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global. Ela ocorre por meio de investimentos em determinados setores da atividade econômica, tais como fábricas, comércios, lojas etc. Outra forma é o deslocamento das próprias empresas, que migram para países onde os fatores locacionais são mais vantajosos. Em algumas indústrias de empresas multinacionais, a produção é dividida em várias fábricas, cada uma localizada em uma parte do mundo, com a montagem acontecendo em um local igualmente distinto.

 

 

Fluxos de Informações

 

Não são poucos os autores que classificam a era atual como a era da sociedade informacional, com destaque para Manuel Castells, Milton Santos e David Harvey. A expansão dos meios de comunicação e as facilidades geradas fazem com que o mundo inteiro esteja interligado, o que permite a difusão de conceitos, costumes e tradições.

 Os principais meios que permitem a difusão dos fluxos de informações são o rádio, a TV, as revistas, jornais e, principalmente, a internet. Em termos de comparação, um acontecimento importante na Europa do século XVIII levava dias ou até meses para ser informado em outros territórios. Atualmente, eventos com a mesma relevância ou até menos importantes são informados em todo o mundo quase que em tempo real.

Com isso, gera-se um acúmulo muito grande de dados e informações sobre os mais diversos elementos e acontecimentos existentes no mundo. Todavia, o acesso a esses sistemas ainda é muito limitado e desigual, de forma que a maior parte desses fluxos obedece a um círculo privilegiado de pessoas.

 

Fluxo de pessoas

 

Por extensão aos avanços tecnológicos provocados ao longo do século XX e início do século XXI, o fluxo internacional de pessoas também vem se intensificando na era da globalização atual. A expansão desse fluxo acontece de duas formas: o turismo e a migração.

 O turismo, não por acaso, é a atividade do setor terciário que mais vem crescendo no planeta, com milhões de pessoas se deslocando todos os anos sob os mais diferentes interesses. Com isso, as cidades receptoras e também os meios de transporte vão se adequando a essa realidade, o que resulta na modernização de seus respectivos sistemas de recepção, deslocamento e hospedagem, gerando cifras milionárias em termos de lucros e produção de riquezas.

 As migrações internacionais também se intensificam no planeta e configuram-se sob muitos aspectos. Muitas migram por razões humanitárias, sociais, econômicas e afetivas, muito embora existam muitas barreiras estabelecidas pelos países para conter esse processo. É muito comum a migração de pessoas de um país para outro (muitas vezes por meios ilegais) em busca de maior geração de renda e oportunidades.

 Portanto, como podemos observar, os fluxos que estruturam a sociedade global e suas redes internacionais são compostos por interações econômicas, informacionais e demográficas. Estas, por sua vez, permitem a expansão mundial de outros elementos, tais como os costumes culturais ou regionais, religiões e as práticas socioespaciais de um modo geral.

 A globalização estrutura-se por fluxos que promovem a integração da sociedade em nível global

 

Após a leitura dos textos acima, responda:

 

1- Observe a imagem abaixo e responda:

 

A imagem esta relacionada a qual ideia abaixo:

a) Comercio

b) Informações

c) Globalização

d) Todas estão relacionadas

 

2- Assinale a alternativa Incorreta abaixo:

a) As migrações internacionais também se intensificam no planeta e configuram-se sob muitos aspectos. Muitas migram por razões humanitárias, sociais, econômicas e afetivas, muito embora existam muitas barreiras estabelecidas pelos países para conter esse processo.

b) Por extensão aos avanços tecnológicos provocados ao longo do século XX e início do século XXI, o fluxo internacional de pessoas também vem se intensificando na era da globalização atual. A expansão desse fluxo acontece de duas formas: o turismo e a migração.

c) A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global. Ela ocorre por meio de investimentos em determinados setores da atividade econômica, tais como fábricas, comércios, lojas etc.

d) Todas alternativas estão incorret

 

3- Qual alternativa abaixo esta incorreta sobre os fluxos migratórios globais?

 

a) A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global.

b) As migrações internacionais também se intensificam no planeta e configuram-se sob muitos aspectos. Muitas migram por razões humanitárias, sociais, econômicas e afetivas, muito embora existam muitas barreiras estabelecidas pelos países para conter esse processo.

c) Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos.

d)  Os principais meios que permitem a difusão dos fluxos de informações são o rádio, a TV, as revistas, jornais e, principalmente, a internet. Em termos de comparação, um acontecimento importante na América do século XIII levava dias ou até meses para ser informado em outros territórios. Atualmente, eventos com a mesma relevância ou até menos importantes são informados em todo o mundo quase que em tempo real.

 

4- Quais as ideias do geógrafo Milton Santos sobre o desenvolvimento das redes geográficas pelo globo?

a) A circulação de “capitais produtivos” também é bastante relevante para a economia global.

b) O turismo, não por acaso, é a atividade do setor terciário que mais vem crescendo no planeta, com milhões de pessoas se deslocando todos os anos sob os mais diferentes interesses.

c) A globalização, sob vários aspectos (econômico, político, urbano, territorial etc.), atua por meio da consolidação de um sistema informacional, que se estrutura a partir da formação de redes geográficas, ou seja, por um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles.

d) Todas alternativas estão corretas

5- Quais as principais atividades econômicas que desenvolvem as redes geográficas e favorecem aspectos econômicos de desenvolvimento por todo globo?

a) Industrial

b) Marítima

c) Comercio

d) Todas estão relacionadas 

 

 

 

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