quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ATIVIDADES 8º ANO LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS (06/11)

 LÍNGUA INGLESA

a)  Read the text and circle the words you don’t know.

(Leia o texto e circule as palavras que você não conhece)

Every nation has a type of cuisine, a specific way of preparing food. From the point of view of folkloric culture, it is possible to notice that through different mixtures, temperatures, scents and colors, people transform food into an attraction. “To eat is to know”, says a traditional saying. That way, every cuisine in the world represents means of knowledge. They are cultural signs passed by the taste, the vision and the smell. They are flavors, sensations, textures, or touches that excite the appetite.

 Source: Adapted text. VAINSENCHER, Semira Adler. Culinária brasileira. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Available at: . Accessed on: Jan 15th, 2020.

 

b) Search the words you circled in a dictionary and write their meanings on your notebook:

(Procure as palavras que você circulou no dicionário e escreva os significados no seu caderno)

 

c) According to the text, what does cuisine mean?

(De acordo com o texto, o que significa “cousine”)

 

d) Is it possible to learn about culture through the cuisine of a specific place? Why?

(É possível se aprender sobre cultura através da culinária de um lugar específico? Por quê?

 

e) Complete the mind map with words from the text that you can relate to “cuisine”.

(Complete o mapa mental com palavras do texto que você pode relacionar com “cousine”)



TECNOLOGIAS

O que é a Robótica?

A robótica é ciência que estuda a construção de robôs e computação. Ela trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, ao mesmo tempo que podemos dizer que são vivas, podemos também dizer que são apenas uma imitação da vida, pois são nada mais do que fios unidos e circuitos integrados. Os robôs cada vez mais fazem o que era, antes, dever do homem, e logo logo eles terão a capacidade de controlar tudo. Eles são apenas máquinas, não sonham, não tem inconsciente, não ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

A função básica da robótica é fazer, de maneira mais eficaz e rápida, o que deveria ser executado pelo próprio homem. Por sua vez, a palavra robot deriva do checo e significa trabalho forçado. O termo “Robot” foi inventado em 1920 por Karol Capek, escritor Checoslovaco. Analisando de uma forma simples, um robot é uma máquina capaz de ações independentes. Ele é capaz de realizar uma determinada tarefa sem que haja supervisão de um humano, o que a diferencia de apenas uma máquina que deve ser controlada, mesmo que à distância. É vulgar chamar-se autômato a todo o tipo de robot, tentando generalizar um nome que teve a sua origem em bonecos mecânicos altamente sofisticados e implementados no século XVII.

Agora de maneira resumida e com suas palavras responde:

1)    O que é robótica?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)    Onde a robótica está presente no nosso dia a dia?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Como a robótica influencia nas profissões?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTES

1 – Considerando a pintura das culturas indígenas brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

 

2 – Considerando o desenho da cultura indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre eles?

 

3 – Considerando a modelagem das culturas indígenas brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

 

4 – Considerando a escultura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

 

5 – Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e latino-americana).

PROTAGONISMO JUVENIL

Questão 01:

Assista o vídeo no link abaixo e responda:            

O vídeo representa, exatamente a nossa sociedade. De assunto é tratado, de acordo com o nosso contexto?

 

Questão 02:

De acordo ainda o nosso contexto, exemplifique situações que são pertinentes aos personagens do vídeo, comparando com essa epidemia.

 

Assista o vídeo no Link:

           https://www.youtube.com/watch?v=xABS2ek4Dtg

LÍNGUA PORTUGUESA

PAUSE O VÍDEO PARA MELHOR LEITURA

EDUCAÇÃO FÍSICA

EXERCÍCIOS FÍSICOS E MEDICAMENTOS

 

1-    Qual é o motivo de algumas pessoas realizarem a pratica excessiva de exercícios físicos?

2-    Qual é o motivo de algumas pessoas utilizarem medicamentos durante a pratica de exercícios físicos?

3-    O que é doping nos esportes?

4-    Quais são os principais malefícios tanto do uso de medicamentos, como do excesso de exercícios físicos?

5-    O que poderia ser feito para conscientizar as pessoas sobre os malefícios da pratica de exercícios físicos em excesso e do uso de medicamentos?

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 

Observe a imagem a seguir:


1. Descreva a imagem acima, relatando com suas palavras, o que você observou:

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Formule a sua opinião sobre as possíveis causas para este evento ter ocorrido. Em seguida, mencione o que poderia ter sido feito para evitar esta catástrofe ambiental:

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Um comentário: