1 - Fazer uma pesquisa sobre as Revoluções Inglesas e nessa pesquisa identificar as principais características da Inglaterra, antes e depois da Revolução Gloriosa.
2 - Fazer uma pesquisa sobre a Revolução Industrial Inglesa.
3- Quais foram os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho?
4- Quais foram os principais pontos positivos e negativos da Revolução Industrial na sociedade?
5 - Observe a imagem:
_____________________________________
Geografia- professor Valdinei
Até os dias atuais, os fósseis mais antigos da espécie humana encontrados têm cerca de 130 mil anos e foram descobertos no leste do continente africano.
• Os pesquisadores do assunto sabem que, da África, os seres humanos migraram para os outros continentes, mas não é possível saber ao certo quais foram as rotas percorridas.
• Diversos deslocamentos populacionais ocorreram no mundo motivados por fatores políticos, econômicos ou culturais. Fatores naturais sempre foram motivo de deslocamentos populacionais.
• Nos últimos séculos, a população brasileira foi sendo formada pelo encontro de grandes contingentes populacionais. Até o século XVI, o território brasileiro era ocupado por inúmeros povos indígenas. Do século XVI ao XIX, vieram para o Brasil, sobretudo, portugueses e africanos escravizados. Do final do século XIX a meados do XX, imigrantes europeus e asiáticos migraram para o país.
• População é o conjunto de indivíduos que habitam determinado local, região, país ou o mundo.
• A população mundial é caracterizada pela diversidade e pela distribuição desigual na superfície terrestre. Em 2017, 59,6% da população do mundo residia na Ásia.
• De 1950 a meados de 1970, a taxa de crescimento vegetativo da população mundial cresceu de maneira intensa. A partir da década de 1980, a taxa de crescimento vegetativo começou a decrescer.
• De maneira geral, as transformações do perfil etário da população mundial estão relacionadas ao declínio da taxa de fecundidade e ao aumento da esperança de vida ao nascer, que promovem a diminuição da parcela jovem e o aumento da parcela idosa da população.
• No final da década de 2000, a população urbana ultrapassou a população rural no total da população mundial.
O que é demografia?
A demografia é uma área do conhecimento da Geografia, mais especificamente das aplicações de ciências sociais. O termo pode ser entendido, literalmente, como o estudo do povo. Também conhecida como Geografia da População, a demografia tem como base a análise e a interpretação dos mais diversos dados quantitativos, principalmente aqueles oriundos da estatística.
Ao organizar e interpretar esses dados, a demografia consegue estabelecer uma análise qualitativa dos mesmos, o que resulta em uma grande quantidade de insights sobre a dinâmica das populações na Terra. Dessa forma, é possível mapear os mais diferentes aspectos demográficos, utilizando esses dados como base para estudos sociais e, principalmente, aplicações práticas de decisões governamentais.
Os institutos de estatística e demografia, como é o caso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são fundamentais para balizar as políticas do governo brasileiro, realocando recursos e investindo em determinadas áreas de acordo com os relatórios e estudos oriundos desse órgão.
População mundial continua a aumentar, mas crescimento é desigual
Em Dia Mundial da População, Nações Unidas destacam questões pendentes da Conferência Internacional da População e Desenvolvimento do Cairo; 68% da população mundial deverá viver em áreas urbanas até 2050.
As Nações Unidas marcam o Dia Mundial da População, este 11 de julho, com um apelo à atenção global para questões pendentes da Conferência Internacional da População e Desenvolvimento do Cairo. Em 2019 celebram-se 25 anos após a realização do evento.
Em mensagem sobre a data, o secretário-geral António Guterres disse que apesar dos progressos na redução da mortalidade materna e número de casos de gravidez indesejada, muitos desafios permanecem.
Questões relacionadas à gravidez ainda são a principal causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos. Foto: OMS/Opas
Causa de Morte
O representante destaca que em todo o mundo, se assiste ao retrocesso nos direitos das mulheres, inclusive nos serviços essenciais de saúde.
Questões relacionadas à gravidez ainda são a principal causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos. A violência baseada em gênero, que está enraizada
na desigualdade, continua a ter um preço muito alto, segundo Guterres. A ONU considera ainda que a população vem crescendo a um ritmo desigual. Para muitos dos países menos desenvolvidos, os desafios para o desenvolvimento sustentável são agravados pelo rápido crescimento populacional e pela vulnerabilidade às mudanças climáticas. Outras nações enfrentam o desafio de envelhecimento das populações, incluindo a necessidade de promover um envelhecimento ativo e saudável e fornecer proteção social adequada.
Outras nações enfrentam o desafio de envelhecimento das populações, incluindo a necessidade de promover um envelhecimento ativo e saudável e fornecer proteção social adequada
Mudanças
Com a urbanização, 68% da população mundial deverá viver em áreas urbanas até 2050. Guterres destaca que o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas dependerão cada vez mais do gerenciamento bem-sucedido do crescimento urbano.
Para o chefe da ONU, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é o modelo mundial para um futuro melhor para todos em um planeta saudável.
O Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, anunciou que mais de 200 milhões de mulheres e meninas querem atrasar ou evitar a gravidez, mas não têm meios.
A diretora executiva da agência, Natália Kanem disse que essas mulheres e meninas são de populações mais pobres, membros de comunidades indígenas, rurais e marginalizadas, e que vivem com deficiências, e enfrentam as maiores lacunas nos serviços.
Parceiros
Kanem destaca que é momento e agir agora, com urgência, para garantir que todas as mulheres e meninas possam exercer seus direitos. Com maiores opções contraceptivas, elas podem prosperar como parceiros iguais no desenvolvimento sustentável.
A chefe da Unfpa destaca que o custo da falta de ação é simplesmente alto demais porque mais mulheres e meninas morrem, mais casos de gravidez não intencionais, mais meninas que não têm acesso à educação e mais mulheres negam participar e se beneficiar do crescimento econômico, o potencial de indivíduos e sociedades desperdiçadas.
Kanem disse que não há tempo a perder e que o futuro de todos depende disso. O Unfpa atua com países e parceiros para alcançar três metas essenciais até 2030 em ações que incluem necessidade não atendida de planejamento familiar, zero mortes maternas evitáveis e zero violência baseada no gênero e práticas nocivas, tais como o casamento infantil e a mutilação genital feminina.
Atividade
1- Até os dias atuais, os fósseis mais antigos da espécie humana foram encontrados em qual localidade e quando?
2- Os deslocamentos populacionais ocorreram no mundo motivados por quais fatores?
3- Após Independência e o fim da escravidão quais foram os povos que emigraram para o Brasil?
4- Imigrações no Brasil, em 2015 no fluxo migratório para o Brasil se destacaram:
5- O que é Migrações?
Nenhum comentário:
Postar um comentário