Filosofia
1ª série:
Escolha uma música com a temática que se relacione com algum aspecto do seu dia-a-dia. A partir dessa escolha, destacar uma ideia ou um aspecto do “senso comum” presente na letra da música (conjunto de ideias e opiniões vigentes na sociedade que são aceitas como naturais), selecionar essa ideia (que representa o senso comum) e problematizá-la, considerando os seguintes pontos:
- Descrição da ideia escolhida (essa ideia descreve uma situação, explica alguma coisa,
defende uma posição?)
- Há uma questão mais geral na qual essa ideia se incorpora?
- Há ideias associadas? Quais?
- A partir da descrição, considerar o que a ideia promove (está de acordo com os costumes
ou reflete mudanças nos costumes?).
- Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da ideia selecionada? Elabore um
registro informando outros momentos em que essa ideia aparece: cinema, séries, novelas,
propaganda, etc.
Refletir sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem filosófica.
2ª série
Pesquisem notícias em programas televisivos, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:
- O que é violência? (Definição pessoal)
- O que é liberdade? (Definição pessoal tendo como referência o que já foi estudado no
bimestre)
- Quais as principais formas de violência presentes na nossa sociedade?
- Quais aspectos da violência foram naturalizados, na sua opinião?
- Como superar a violência para se ter mais liberdade? Escreva uma proposta de ação para
melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência).
3ª série
pesquisem o “Mito da Caverna”. A partir dessa pesquisa, os estudantes devem responder às seguintes questões:
- Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais
aprisionam a nossa sociedade?
- Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam
socialmente para uma atitude mais ativa?
- Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer
para uma atitude mais ativa?
- Elencar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.
Krisley 1c número 16
ResponderExcluirBrenno Ribeiro N°4 1°B ok
ResponderExcluirMarcos vinicius Diniz
ResponderExcluir2°B
N°25
Wevergton 1°C n°39 OK
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGiovanna N°15 3°A Ok
ResponderExcluirBeatriz De O. Antoniassi, n°06 3°A
ResponderExcluirok
ExcluirLuan N°27 3°A OK
ResponderExcluirIsabela 3°A ok
ResponderExcluirN°23
VITORIA LOURENÇO 2A N°45
ResponderExcluirBianca Barboza da Silva N°07 3°A
ResponderExcluirAmanda Medina N°02 3°A
ResponderExcluirKauanny Souza Prates N°28 2 Ano A
ResponderExcluirGabriel Magalhães de Oliveira 2°A N°11
ResponderExcluirKayky Gonsalves Da Silva 1D Número 20
ResponderExcluir